AM recebe homenagem no controle da tuberculose

Durante evento realizado na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no dia 20 de março de 2018, a Secretaria de Saúde de Americana foi agraciada com a premiação pelos resultados obtidos no controle da tuberculose, especificamente no percentual sobre o teste de HIV nos casos positivos de tuberculose, que em 2017 ultrapassou 90%. Na ocasião, o CDP (Centro de Detenção Provisória), do município, também foi homenageado por realizar a busca ativa de sintomáticos respiratórios em mais de 15% dos detentos.

“Isso é fruto de trabalho sério, responsável e humanitário da equipe o que resulta em benefício para o município”, destacou o secretário de Saúde, Gleberson Miano.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) a tuberculose leva à morte aproximadamente 5 mil pessoas por dia em todo o planeta, sendo que a maior incidência recai sobre comunidades que enfrentam desafios socioeconômicos, como migrantes, refugiados, pessoas privadas de liberdade, as que vivem em situação de rua e os indivíduos infectados pelo HIV.

O Brasil está entre os seis países com maior incidência juntamente com o Congo, Gana, Guiné-Bissau, Indonésia e Libéria. Em 2016 houve 10,4 milhões de pessoas infectadas no mundo e a OMS estima que 1,6 milhões tenham morrido em consequência da doença. Em setembro haverá uma reunião na sede da organização, em Nova Iorque, na qual líderes mundiais sentarão pela primeira vez para discutir o tema.

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões podendo também acometer outros órgãos vitais, seus sintomas mais comuns são tosse com expectoração, cansaço, febre ao final do dia, suor à noite e emagrecimento.  Apesar de grave, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem a cura ao paciente. O dia 24 de março foi escolhido para chamar a atenção mundial sobre a doença, visando à mobilização para o tratamento correto e a prevenção.

De janeiro até agora o município acolheu 13 pacientes, os quais vêm sendo acompanhados pelos profissionais do ambulatório localizado na Rua Primeiro de Maio, nº 511, bairro Cordenunsi, cujo atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h às 16h.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE