AM: Professores participam de oficina sobre fotografia

Professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Americana participam até 24 de abril da oficina “Fotografia: um olhar sensível para os registros pedagógicos”. O curso está sendo ministrado pela pedagoga da Secretaria de Educação, Eliana Verrengia.

O objetivo da oficina é estimular a sensibilização, a reflexão e a apuração do olhar em relação aos registros fotográficos na documentação pedagógica e, ainda, apresentar noções de como construir narrativas fotográficas.

“Já faz algum tempo que estava pensando no uso do registro fotográfico na escola. Afinal, qual é o papel da fotografia na escola? Tiramos fotos apenas para mostrar aos pais e responsáveis rostinhos bonitinhos e mãozinhas sujas de tinta? Esses e outros questionamentos me levaram à reflexão de que a fotografia pode ter uma função muito mais significativa no contexto escolar.” disse a pedagoga.

Eliana discute e promove na oficina exercícios que sensibilizam e  apuram o olhar do educador. “Na imagem que está sendo capturada podemos observar mais sobre a criança. O educador pode ter muitos objetivos relacionados às aprendizagens ao fotografar na escola”, ressaltou.

Com base no cotidiano escolar, Eliana quer refletir acerca do papel do registro das atividades, pois o considera fundamental na prática do educador, que é o norteador do trabalho, auxilia na avaliação e acompanha o processo da aprendizagem da criança. O foco na oficina é promover reflexões e discussões em que professores ampliem a compreensão da importância do registro para qualificação do trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças.

O registro escolar é um momento importante no processo pedagógico não apenas para o professor, mas também para a criança e instituição. No dia a dia são capturadas muitas imagens bonitas de crianças em situações de aprendizagens. “Mas afinal, estamos refletindo sobre essas imagens? O que essa criança está pensando ou como ela está vivenciando esse momento? Este é um dos aspectos que queremos abordar na oficina”, disse a pedagoga.

A oficina quer instigar, nestes encontros de formação, reflexões e, com isso, levar as participantes a um maior aprofundamento sobre o assunto, a pesquisar, a discussões, reflexões  com os colegas e ainda  a uma maior busca de formação continuada.

“Fotografia: um olhar sensível para os registros pedagógicos” começou na última terça-feira (3/4), na sala de reuniões da Secretaria de Educação, na rua dos professores, 40, Centro. Serão quatro encontros, todas as terças, à tarde.
 

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE