AM premiada por informações de nascimentos

A secretária de Saúde de Americana, Mirella Povinelli, recebeu nesta quinta-feira (28/07) a Premiação Estadual SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) e SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos). O evento de premiação aconteceu no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

O prêmio é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde a 80 municípios que se destacaram na qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações sobre nascimentos. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas Americana e Indaiatuba foram agraciadas com a certificação.
O SINASC tem o objetivo de reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional. A fonte de dados é a Declaração de Nascido Vivo (DN), padronizada pelo Ministério da Saúde, e que possui cerca de 40 variáveis como duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local e tipo de parto, entre outras.
A partir dos dados coletados é possível conhecer o perfil dos nascidos vivos, identificando aspectos como peso ao nascer, condições de vitalidade, distribuição espacial e temporal dos nascimentos e prematuridade.
As informações oferecem subsídios para a identificação de situações de risco e, com isso, o desenvolvimento de ações que melhorem o atendimento a gestantes e recém-nascidos. Permitem, ainda, calcular indicadores como o percentual de cesarianas, de nascidos vivos com baixo peso e por faixa etária da mãe, além de estabelecer metas de cobertura vacinal e o coeficiente de mortalidade infantil e materna.
O prêmio foi criado pelo Estado de São Paulo com o objetivo de estimular os municípios a melhorar a qualidade da coleta e do processamento dos dados aprimorando, dessa maneira, a qualidade das informações.  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE