AM: Educação lembra o Dia Mundial do Autismo

A Secretaria de Educação de Americana e o Centro Municipal de Educação de Crianças e Adolescentes Autistas “Tempo de Viver” vão participar do Dia Mundial da Conscientização do Autismo com a ida dos alunos da instituição à Escola Estadual João XXIII, no dia 4 de abril, às 9h.

Na verdade o Dia Mundial do Autismo é comemorado em 2 de abril mas, como cai no domingo, a “Tempo de Viver” resolveu comemorar no dia 4 de abril. O dia 2 de abril foi fixado pela ONU como Dia Mundial do Autismo com o objetivo de a sociedade discutir a questão e reafirmar o compromisso com a inclusão e a defesa dos direitos fundamentais das pessoas com transtorno do espectro autista.
A Escola Tempo de Viver levará seus alunos ao Colégio João XXIII, onde participarão de jogos interativos com os alunos. “Nosso objetivo com esta atividade é promover, através deste intercâmbio, a interação das pessoas com transtornos do espectro autista e jovens de uma escola regular, demonstrando que eles podem ser parte efetiva da sociedade, apesar das diferenças”, afirmou a coordenadora da Tempo de Viver, Teresinha Monteoliva.
“O movimento de conscientização do autismo tem crescido mundialmente, com isso há uma grande divulgação dos sintomas e a importância do tratamento precoce”, lembrou Teresinha. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida, conhecido como Transtorno do Espectro Autista, afeta o desenvolvimento de três principais áreas, interação social, comunicação e comportamento/interesses.
No mundo, a OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que haja 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas. A ação, “Dia Mundial do Autismo”, criada em 2008 pela ONU chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE