AM: Educação dá início a série de oficinas

A Secretaria de Educação de Americana dá início, nesta quinta-feira (20), a seis oficinas de formação de profissionais que têm com temas Cinema, Psicanálise e Educação, Taxonomia dos Objetivos Educacionais, Brincadeiras Cantadas e Corpo e Movimento. A organização é do Núcleo de Formação da Secretaria de Educação e todos os palestrantes são servidores da instituição.

Segundo a secretária de Educação de Americana, Juçara Noveli, o professor tem que estar em constante processo de formação. ????? importante este tipo de oficina. A partir desses encontros teóricos podem sair vivências para o cotidiano da sala de aula???, afirmou. O objetivo das oficinas, que terminam em dezembro, é a capacitação dos gestores.

Segundo a subsecretária de formação da Secretaria de Educação, Neuza Moro, devem ser lançadas três oficinas. ???Estou aguardando confirmação dos servidores. Mas, os temas devem ser teatro, informática e a outra estou esperando para ver o assunto que vai ser trabalhado???. Foram oferecidas 160 vagas e praticamente estão todas preenchidas.

Vão participar gestores, professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e outros interessados. Os locais dos encontros serão o Ciep São Vito e a sala de reuniões da Secretária de Educação. No primeiro semestre foram realizadas diversas oficinas com outros temas. As aulas vão acontecer a noite.

Duas oficinas começaram nesta quinta: ???Cinema??? e ???Brincadeiras Cantadas???. O supervisor de ensino, Eduardo Jordão, que ministrará a oficina sobre cinema disse que, ???a produção cinematográfica é uma das marcas da cultura moderna e contemporânea, abordando diversos temas e diferentes formas políticas e estéticas. Motivados pelos filmes que serão exibidos, a proposta da oficina é transitar por algumas dessas possibilidades da linguagem cinematográfica e conversar a respeito do Cinema e dos temas apresentados pelos filmes e pelos participantes???, afirmou.

Jordão, durante a oficina, mostrará quatro filmes. Entre eles o filme mexicano ???O Incidente???, de 2014. ???A Base Nacional Curricular fala em organizar o currículo de um modo diferente. Pensar a escola de outro modo. O filme, que tem uma discussão sobre espaço/tempo, vai nos ajudar nesta reflexão. Pensar em outras possiblidades do tempo e do espaço na escola???, afirmou o educador.

A professora Maria Regina de Carvalho organizou a oficina de Brincadeiras Cantadas. ????? oficina de repertório musical brincante para educadores. Esta oficina apresenta caminhos para que a criança possa vivenciar brincadeiras e movimentos utilizando o próprio corpo como ponto de partida, ampliando suas competências com ludicidade. Propõe aos educadores participantes utilizarem a música como ferramenta em sala de aula, com diversas referências que verdadeiramente respeitam a criança como ser protagonista do aprendizado???, disse a professora. As outras oficinas começam semana que vem, dia 27 de setembro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE