AM: campanha contra gripe começa na segunda

Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde dará início à 19ª campanha de vacinação contra Influenza, também conhecida como gripe. A campanha será realizada por etapas em todas as unidades básicas de saúde, porém irá atender em cada etapa um grupo diferente de pessoas. 
A partir do dia 17 de abril serão vacinados os trabalhadores da saúde, dos serviços públicos e privados, e os indivíduos com mais de 60 anos. Na semana seguinte, a partir do dia 24 de abril, a vacina será destinada às gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). 
Já no mês de maio, a partir do dia 2, a campanha será voltada para os indivíduos portadores de comorbidades (acometidos de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 
Este ano a vacinação também irá se estender aos professores das escolas públicas e privadas, os quais serão vacinados a partir do dia 8 de maio, mediante comprovação de vínculo trabalhista. Também a partir desse dia serão vacinados todos os grupos anteriores. 
Influenza, ou gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e falta de apetite, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. 
Pessoas idosas, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à Influenza, motivo pelo qual são consideradas como público alvo da campanha. 
De acordo com estimativas da Vigilância Epidemiológica, em Americana são aproximadamente 11,5 mil crianças, 5 mil trabalhadores na área da saúde, 27,5 mil idosos, 14 mil portadores de comorbidades e 2,5 mil mulheres gestantes ou puérperas que deverão receber o imunizante. ???Na semana do dia 17 de abril as unidades estarão exclusivamente voltadas para os idosos; esperamos que compareçam em grande número, evitando deixar para última hora???, convocou a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Leda Maria Ribeiro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE