AM: Atendimento odontológico nas escolas

A Secretaria de Saúde de Americana realiza atendimento odontológico preventivo nas crianças das creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Uma vez por semestre, dentistas da rede pública de saúde percorrem todas as unidades escolares públicas que atendem crianças até cinco anos para fazer avaliação odontológica, orientar quanto à escovação, distribuição de escovas dentais, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento das cáries.

O coordenador da Saúde Bucal, Dr. Carlos Eduardo Rossi Catalani, comentou que as orientações sobre escovação e higiene bucal são fornecidas também aos responsáveis e favorecem o hábito das crianças. 
As dentistas Dra. Ioná de Pádua Magalhães Baptista e Dra. Geisemara Cristina Camargo há sete anos avaliam a saúde bucal das crianças nas escolas enquanto que Dra. Gisela Martinez Costa realiza, há um ano, realiza o tratamento de cáries sem anestesia e dor.
O Tratamento Restaurador Atraumático é feito pela Dra. Gisela e sua auxiliar, Maria Rosa Mendes Rovaron, e envolve procedimentos educativos e preventivos. Através dele, remove-se o tecido cariado sem dor e necessidade de anestesia local. ???Não utilizamos a cadeira do dentista o que contribui para a aceitação da criança ao tratamento. O dentista dentro da escola cativa as crianças e acaba criando um vínculo entre elas e os profissionais odontológicos. Os resultados são ótimos???, comentou o coordenador. Antes do benefício, as crianças realizavam o tratamento de cáries nas Unidades Básicas de Saúde que possuem consultórios odontológicos.
A técnica
O Tratamento Restaurador Atraumático é indicado para o tratamento de cárie em sua fase inicial. Ele pode ser realizado em qualquer lugar de forma simples e eficiente. Em Americana, a criança é atendida pelos profissionais da Saúde Bucal na própria escola. Após a remoção do tecido cariado com instrumentos manuais (curetas), é feita a aplicação de um material restaurador adesivo que além de fechar a cavidade do dente também libera flúor, proporcionando assim a saúde bucal ao paciente.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE