Alunos do Projeto Guri selecionados para bolsa de música

Dois alunos do Projeto Guri de Nova Odessa foram selecionados para o Grupo de Referência da iniciativa sociocultural promovida pela Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Prefeitura e apoio da CCR AutoBAn. Artur Rizzo Rigoni, de 12 anos, toca viola erudita, enquanto Abner de Lima Campos, 13, violino. A dupla fez testes práticos e entrevistas, sendo selecionada para receber uma bolsa-auxílio.

Artur participa a aproximadamente quatro anos do projeto na cidade. “Ele começou por volta dos oito (anos) e se interessou em participar”, conta a mãe, Fátima. “Demos a maior força desde o início e ele está firme até hoje”, ressalta. O jovem integra outro programa mantido com participação da Prefeitura, o ‘Violeiros Mirins’. “Digo a ele que no futuro pode ser uma profissão, dando aulas ou tocando”, cita.

Por sua vez, Abner está há dois anos no projeto musical. A mãe, Denize, credita o interesse do filho à própria família. “Veio do lado do pai, que toca saxofone”, conta. “E por sermos evangélicos acho que também deve ter influenciado o Abner”, acrescenta a mãe, que cita benefícios na vida do jovem. “Ajudou muito, até no caráter e personalidade dele, que era mais tímido. A música transforma a pessoa”, completa.

O Projeto Guri recebeu matrículas até o dia 5 deste mês para 29 vagas em Nova Odessa, divididas em Iniciação Musical (4), Violino (8), Viola Erudita (4), Canto (12) e Contrabaixo Acústico (1). No dia 29 de novembro houve uma audição artística de encerramento das atividades do semestre, no Teatro Municipal Divair Moreira, com participação da Orquestra Filarmônica ‘Ninho Musical’, de Santa Bárbara d’Oeste.

As aulas começam de acordo com a data de inscrição de cada aluno, que permanece continuamente no programa, até completar os 18 anos. A Regional Jundiaí, a qual Nova Odessa está vinculada, tem 812 vagas disponíveis nos polos, sendo ofertadas 138 vagas para a cidade. Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o território paulista.

“?? um trabalho fantástico e que ajuda a formar e revelar desde cedo os talentos para a música”, destaca o diretor de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Cícero Edno. “O município possui uma forte vocação musical e artística, cabendo ao poder público intermediar as maneiras de acesso e dar oportunidades para as pessoas”, acrescenta o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta.

A iniciativa trabalha os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além dos novos estilos, o repertório mantém vivas as raízes culturais da própria comunidade. A sede local do Projeto Guri fica na Rua Sumaré, número 278, no Jardim Eneides. Existe o site (www.projetoguri.org.br) e o telefone para contato (19) 3466-2296.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE