Alunos conhecem ‘nascente modelo’

Um grupo de 21 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Alzira Ferreira Delegá’, do bairro Green Village, visitou no último dia 30 aquela que é considerada a ‘nascente modelo’ de Nova Odessa em 2017, localizada no sítio Piraju. Os estudantes conheceram o sitiante Sílvio de Campos e seu filho, Leonardo Campos, que auxiliaram a Prefeitura e a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) na recuperação do local de produção de água.

Trata-se de uma das principais afluentes do Sistema Lopes, um dos dois utilizados para abastecimento do Município. Junto dos proprietários da área rural onde está localizada a nascente, os alunos também realizaram o plantio de mudas de árvores, para ajudar na recomposição vegetal da área de preservação ambiental. “?? muito importante envolver os jovens nessas ações ambientais, pois eles são o futuro da nação”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.
A Secretaria Municipal de Educação apoio a iniciativa, que é mais uma ação pelo Programa Município Verde-Azul, que através do Governo do Estado certifica cidades com boas práticas ambientais. Nos últimos três anos, Nova Odessa tem obtido a certificação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, devido ao atendimento a diversas diretrizes ambientais.
Em 2015 a nascente do sítio Piraju passou por ações de desassoreamento e voltou a produzir água, levando diretamente para a Represa Lopes 2. Além disso, foi cercada e está hoje preservada. A recuperação de nascentes faz parte do Programa de Sustentabilidade Hídrica, desenvolvido no município desde 2013. Nova Odessa também conta com a Política Municipal de Proteção aos Mananciais de Água e o Fundo Municipal de Preservação de Recursos Hídricos.
O Município mapeou mais de 150 nascentes de cabeceira e recuperou boa parte delas, estabelecendo um cronograma de ações na parceria entre a Prefeitura e a Coden com os munícipes interessados. “Essa é a ‘Nascente Modelo de 2017’. Com várias ações práticas do tipo, queremos manter e fazer jus ao título de ‘Paraíso do Verde’, como Nova Odessa é conhecida”, completa a diretora de Meio Ambiente. No segundo semestre outros alunos da Rede Municipal irão visitar o local.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE