Alunos conhecem descarte em EcoPonto

Um grupo de 26 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Alvina Maria Adamson’, do Jardim São Jorge, visitou no último dia 20 dois locais que são exemplos de separação e destinação corretas dos materiais descartados em Nova Odessa: o EcoPonto localizado no Jardim Monte das Oliveiras e a cooperativa de reciclagem Coopersonhos, no Jardim Conceição. As visitas fazem parte do cronograma de Educação Ambiental promovido pela Prefeitura.

A visita foi supervisionada pela diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela. “Os alunos aprenderam sobre o descarte correto, trabalhando como agentes multiplicadores de boas práticas ambientais”, destaca. “Buscamos ampliar o conteúdo de sala, com sensibilização e mobilização para a coleta seletiva”, frisa. O trabalho é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação.
“Para chegar aos pais é importante começar com as crianças”, acrescenta a diretora. Os alunos conheceram os dois locais e como os cooperados obtêm o sustento de suas famílias através do trabalho de separação e venda dos materiais arrecadados. No EcoPonto, os alunos tiveram conhecimento dos materiais que podem ser levados e como os mesmos são separados.
No EcoPonto, os restos de construção civil e materiais inservíveis arrecadados são separados e levados até aterro sanitário para a destinação final correta. Já os materiais recicláveis são encaminhados para CooperSonhos. O espaço conta com caçambas e bags, que evitam que os resíduos sejam depositados no chão. A área é cercada por alambrados e tem controle de entrada e saída dos itens.
?? possível descartar no Ecoponto materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1 m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia). O espaço funciona diariamente, das 7h às 19h.
EQUIPAMENTOS ??? Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24 horas e estão instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge (Jardim Santa Rosa), na Rua Manaus (Jardim São Jorge) e na Praça Central José Gazzetta.
A visita teve ainda apoio de assessores do Meio Ambiente e da professora responsável pelo IEC (Informação, Educação e Comunicação), Méria Brito de Jesus. “Estamos seguindo cronograma de atividades de Educação Ambiental”, reforça. “Através destas ações queremos levar ao conhecimento das boas ações que podemos fazer para cuidar do meio ambiente e ajudando várias famílias”, complementa.
Os estudantes da rede municipal também já realizaram visitas nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE), em nascentes recuperadas, nas represas de abastecimento e na unidade escolar que é modelo em sustentabilidade ambiental, situada no Jardim São Francisco. “Trabalhamos com a Educação Ambiental de diversas maneiras, tanto formal como não-formal”, completa Fernanda Dagrela.
Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza enaltece a importância dos jovens terem desde cedo consciência ambiental. “Nossas crianças estão aprendendo que a água é um recurso natural que precisa ser bem cuidado, que é preciso reciclar o lixo e preservar as matas, além de ampliar a cobertura vegetal urbana”, completa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE