Ainda existe trabalho, por Zé Odécio

Já se aproxima mais um 1º de Maio e, em 2021 podemos celebrar esse dia com um pouco mais de esperança. No primeiro ano da pandemia do Covid 19 o Brasil viveu o mesmo feriado com mais de 12 milhões de desempregados. Esse ano, iniciamos o quinto mês com o aumento de 659.780 novos empregos formais somente no primeiro bimestre.

 

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram mais de 401 mil carteiras assinadas em fevereiro, o que nos traz a expectativa de retomada da economia e alegria do trabalhador. Os números parecem pequenos para um país de 211 milhões de habitantes, mas é o recomeço para muitas famílias.

 

O desemprego em massa gerou muito mais do que a quebra na economia brasileira, mas um problema social que pode levar anos para ser revertido.

O trabalho é a principal ocupação na idade adulta e sem ele muitas coisas saem fora de ordem. Mais de 40% da população sentiu sintomas de ansiedade ou depressão desde o início da pandemia.

 

Contudo, toda essa reviravolta também trouxe coisas boas ao cenário do trabalhador. A Agência Brasil divulgou recentemente que o percentual de companhias que adotou o teletrabalho durante a quarentena foi maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%). Entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas. Um terço do total das empresas (33%) disse que adotou um sistema parcial de trabalho em casa, valendo apenas em alguns dias da semana.

 

A princípio seria apenas uma estratégia imediata para resolver um problema passageiro, e fim das contas as empresas viram vantagens financeiras, o trabalhador pôde passar mais tempo com a família, outros serviços e produtos passaram a ser solicitados e até o meio ambiente ganhou com a redução de emissão de gás carbono e outros poluentes.

 

No Dia do Trabalhado, celebremos o privilégio de ter um ou de gerar um emprego para alguém e juntos reconstruirmos o país.

 

José Odécio de Camargo Junior – é Advogado

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE