Acidentes domésticos com crianças: cuidados necessários

Crianças em casa é sempre um desafio. Ora por conseguir entretelas, ora pelos cuidados que elas demandam. Quem lida no dia a dia com os pequenos sabe: qualquer descuido é muito perigoso. Entre estas dificuldades na responsabilidade com as crianças, estão os acidentes domésticos, principal causa de ferimentos em crianças.

A cada ano, são registrados 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, inclusive a ONG Criança Segura afirma que acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.

Destes acidentes, os com queimaduras em geral representam 16% das internações de crianças em hospitais. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende, as mãos são os membros mais atingidos dentro de casa. A cozinha é o lugar onde ocorrem mais acidentes, portanto, cabe uma atenção especial com as crianças neste local.

O especialista alerta que para evitar esses acidentes, é preciso impedir que a criança pequena fique perto de fornos ligados ou locais quentes, é fundamental que cabos de panelas fiquem sempre virados para a parte de dentro do fogão, manter panelas quentes longe do alcance das crianças e, se ainda assim a queimadura acontecer, se deve lavar o local com água fria corrente por alguns minutos e para queimaduras mais graves, levar a criança ao hospital mesmo depois desse processo.

????? importante frisar que as consequências de um acidente doméstico podem se resumir a um simples susto, mas também pode provocar sequelas permanentes e até a morte, sendo assim, nunca é demais lembrar que todo cuidado é pouco”, conclui o Dr. Marcelo Rosa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE