Acia vai a PM pedir dicas contra arrastão

A Acia (Associação Comercial de Americana) resolveu agir depois da série de arrastões da semana passada na região central de Americana e foi à PM e à Gama pedir reforço do policiamento em todos os bairros. 
A entidade também preparou, em conjunto com a PM, dicas para empresários e consumidores. 
A medida visa à intensificação da ronda policial para evitar assaltos e arrastões, conforme ocorridos e noticiados no último final de semana. O primeiro após receber reclamações de comerciantes que tiveram seus estabelecimentos arrombados no final de semana na área central e o segundo, após a imprensa local noticiar os arrastões registrados em estabelecimentos da Avenida Brasil e Avenida Paulista.
Com base em ocorrências reais envolvendo assaltos e arrastões, a PM indicou uma série de condutas e medidas para dificultar a ação dos criminosos. Confira abaixo:
Para empresas:- Instalar câmeras de segurança interna e externa com gravação;- Instalar botões antipânico ligado à Central de Segurança terceirizada;- Vigilante externo durante o expediente ou somente no fechamento;- Se possível acesso controlado com identificação na portaria e crachá;- Deixar no caixa somente o dinheiro do troco;- Separar em locais estratégicos o restante do dinheiro; – Se tiver grande movimentação de dinheiro, escoar de hora em hora.
Para o cliente:- Evite expor objetos pessoais e de valor, como relógios, joias e telefones;- Leve na bolsa e na carteira somente o suficiente para o consumo;- Desconfie de estranhos e de conversas envolventes;- Ao menor sinal de perigo procure ajuda;- Transporte objetos pessoais (carteiras, celulares, bolsas) à frente do corpo;- Não deixe a bolsa pendurada nas cadeiras dos restaurantes;- Não deixe objetos sobre a mesa ou prateleiras quando se distanciar ou for ao banheiro;- Esteja atento à movimentação do ambiente.
Para todos os envolvidos:-Não reaja ao assalto;-Não tente negociar com os criminosos;-Evite encará-los;-Mantenha a calma. A ação não dura mais do que três minutos. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE