A importância do legislativo na mudança que queremos

Estamos vivendo um período extremamente conturbado no jovem regime democrático brasileiro. O debate político está totalmente polarizado e as discussões estão cada vez mais acaloradas e intensas. Afinal, existe um salvador da pátria? Aquele homem ou mulher eleito que irá colocar o Brasil de volta no caminho do desenvolvimento? Bom, só o tempo dirá, mas a sociedade civil precisa se atentar à uma questão tão importante quanto o Executivo nessas eleições: o Poder Legislativo.

Além do Presidente da República, também iremos eleger os Deputados Estaduais, Federais, Distritais e Senadores – ou reeleger, dependendo do caso. Sem o apoio do legislativo, é muito difícil um governo se sustentar para realizar as reformas estruturais que o país tanto precisa. Sendo assim, devemos ampliar o debate e se inteirar de todos os postulantes à uma vaga no Congresso e no Senado Federal.  O desgaste de nossos atuais representantes é muito grande, mas ainda existem políticos atuantes e novas lideranças que surgem todos os dias.

Entretanto, qual seria a atribuição de um deputado? Sua principal função é legislar, mas também cabe a um deputado propor, discutir e aprovar leis de interesse público. Além disso, eles conseguem alterar itens da própria Constituição Federal. Outra importante função é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo, podendo solicitar informações aos órgãos do governo e aos ministros que são obrigados a prestar esclarecimentos. Resumindo, sua importância para todo processo democrático é incontestável.

Chegou a hora de pararmos de fugir da responsabilidade. Como diria Barack Obama ???a mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos???. Portanto, sim, seu voto irá ajudar a decidir o destino de uma nação. Por isso, é essencial pesquisar sobre os candidatos, ler todas as propostas, debater com seus conhecidos e decidir o voto com consciência. A omissão da população na política já causou muito prejuízo para o bem comum.

Ciro Santana, escritor e membro da JPSDB Americana.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE