A bebida perfeita para cada carne

Além de conhecer o preparo dos mais variados tipos de carnes, dos frutos do mar à picanha, é importante, também, saber combinar cada um deles com a bebida ideal, pois uma boa harmonização faz toda a diferença para uma refeição saborosa e completa.

Ao harmonizar as carnes e as bebidas, os sabores são realçados e a experiência gastronômica se torna ainda mais rica. 
Bebidas ideais para cada tipo de carneCom tantas possibilidades, surgem muitas dúvidas na hora de escolher a bebida ideal para acompanhar a carne.
WhiskyO Whisky orna com frutos do mar, salmão, carnes vermelhas, carnes de caça ou foie gras. 
CachaçaA cachaça branca é perfeita para acompanhar frutos do mar. Já a cachaça dourada, combina muito bem com pratos com aves, carne vermelha, lagostas e camarão.
VodkaA vodka é uma bebida que harmoniza com carnes que têm pouca gordura e baixa concentração de carboidratos, como aves e peixes ??? em especial o salmão.
SakeO sake é uma bebida ideal para acompanhar carnes menos encorpadas. Peixes e grelhados de carne branca são alguns exemplos. Um sake mais encorpado pode ser usado para balancear o sabor da gordura de pratos mais fortes, como carnes de panela.

DrinksDrinks amargos, como aqueles preparados com bitters, vermutes e outros aperitivos, são perfeitos para harmonizar com salame, calabresa, presunto parma e outros.As bebidas cítricas, como a clássica gim-tônica, caipirinha ou Mojito, são ideais para acompanhar alimentos mais gordurosos, como carnes com crostas e peixes fritos.

VinhosVinhos com acidez elevada e taninos marcantes, como os de uva Tempranillo, são ideias para equilibrar carnes cozidas. Por outro lado, vinhos encorpados são excelentes para complementar o sabor de carnes vermelhas, como malbecs e tannat argentinos e uruguaios.
Vinhos de uvas brancas, como os feitos com Chardonnay, são perfeitos para acompanhar carnes de frango servidas sem molho. Já para carnes de frango com molhos suaves, a harmonização ideal é feita com uvas igualmente leves, como a Pinot Noir ou a Merlot. 

Os molhos apimentados ornam com vinhos brancos feitos com Riesling, e os cítricos são melhor complementados com os feitos a partir da Sauvignon Blanc.
Para os frutos do mar, os vinhos mais certeiros são sempre os mais suaves, como os brancos, pois eles não comprometem o sabor discreto da carne. 
Os rótulos de vinho branco feitos a partir da uva Sauvignon Blanc são uma boa opção, mas é bom lembrar que os peixes também harmonizam com delicados espumantes.
Bebidas não alcoólicasHá quem não saiba, mas bebidas não alcoólicas também podem ser combinadas com alimentos. Sucos naturais, chás gelados e até refrigerantes podem ser harmonizados e devem ser ornados com as carnes ideais.
A conhecida limonada é excelente para combinar com pratos leves e refrescantes, como os preparados com peixes e frutos do mar. E ela também é uma boa opção para acompanhar pratos condimentados. As mesmas regras podem ser atribuídas para o suco de maracujá.
O suco de laranja, por outro lado, harmoniza bem com os pratos de carne vermelha, pois auxilia na digestão. Já os sucos de frutas vermelhas, como o morango, combinam com pratos grelhados e carnes brancas.
Enquanto isso, um copo de chá gelado harmoniza com hambúrgueres. Assim como os refrigerantes, que acompanham bem as frituras e também ornam com um hambúrguer.
Mesmo seguindo as regras, existe a possibilidade de acertar com uma harmonização diferente e conseguir resultados muito mais surpreendentes e agradáveis. 
Então, utilize as dicas como um guia, porém siga sempre os seus próprios instintos para testar novas combinações quando sentir vontade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE