Tecnologia

Startup de Campinas na final nacional do Amcham Arena

A competição acontece em 15 cidades conectando startups a 5 mil empresas

Publicado em 2019-10-16 13:36:02 Atualizado em 2019-10-16 16:00:55 (485 visualizações)

Conhecida como a queridinha de, pequenos e médios empresários quando se fala em antecipação de recebíveis, a Antecipa Fácil foi a vencedora regional do Amcham Arena em Campinas. A fintech se classificou para disputar a final nacional do concurso de startups da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), no dia 17 de outubro, junto a outras 14 finalistas de todo o Brasil. Analisada por César Gon, fundador e CEO da CI&T; Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp; Sebastião Sahão, Presidente do CPQD, Fernanda Castanheda, fundadora da rede Bolo da Madre; Aloísio Menegazzo, sócio do escritório Tozzini Freire Advogados e outros, foi escolhida como a melhor startup de Campinas.

O Amcham Arena é um concurso de startups que promove o encontro de soluções inovadoras com um universo de empresas interessadas em conhecer e contratar novos produtos e serviços entrantes no mercado. A competição acontece em 15 cidades conectando startups a 5 mil empresas.

Ajudando a manter o capital de giro, a Antecipa Fácil utiliza inédito mecanismo de leilão digital e, com isso, já acelerou R$ 60 milhões de crédito para PMEs. A empresa iniciou as operações , quando o empreendedor Elber Laranja encontrou o estatístico e especialista em gestão de risco Thiago Chiliatto em uma reunião de negócios, e hoje é uma das 20 startups indicadas pela 2ª edição do programa LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) do Banco Central.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, no início de setembro deste ano, para fazer a antecipação de recebíveis com bancos tradicionais, as empresas precisam arcar com juros de até 9,36% ao mês. "O mercado bancário é muito conservador e isso prejudica no momento da cobrança, com aplicação de altos juros, principalmente para os pequenos e médios empreendedores que, na maioria dos casos, precisam de capital para manter a operação da empresa", explica Thiago Chiliatto, estatístico e analista por 15 anos de crédito e modelagem estatística no mercado financeiro e com experiência no sistema bancário.

Com uma base de 150 pequenas e médias empresas antecipando os valores das notas fiscais, a Antecipa Fácil propõe o conceito de leilão digital de recebíveis. A média do deságio das transações entre financiadores e empreendedor fica em 5,5% ao mês na média, mas pode ser reduzida a 1,8% ao mês com a recorrência de uso da plataforma e aumento de reputação  - porcentagem consideravelmente menor do que as taxas de juros para empréstimo. "Esse mecanismo dá o poder das pequenas e médias empresas decidirem o quanto a proposta é vantajosa", explica Elber Laranja.

Outro diferencial da plataforma, e que a torna uma das mais procuradas no Brasil, está na possibilidade de antecipar o recebível com depósito em conta corrente, sem a necessidade de emitir um boleto. "Fechamos uma parceria com uma instituição de pagamento para fazer algo inédito no mercado financeiro do país. Criamos uma conta exclusiva para pequenas e médias empresas receberem dos seus clientes e também poder antecipar os seus recebíveis com tranquilidade, tudo com a gestão da Antecipa Fácil", explica Elber Laranja.

A demanda por serviços desse tipo surgiu devido a alta concentração bancária. De acordo com um estudo divulgado pelo Banco Central em maio, 84,8% de todos os empréstimos feitos por instituições financeiras no Brasil são concentrados pelos cinco maiores bancos do país. O mercado de fomento surge para ajudar os pequenos e médios empreendedores que estão com apontamentos restritivos com os bancos e precisam da antecipação de suas notas. PMEs com restrição de crédito teve aumento de 6,1% em maio deste ano em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Americana recebe 3a edição da Feira Tecnológica Regional


Carlos Bolsonaro fora das redes sociais


Fintech Juno aposta em cartão pré-pago


Xiaomi anuncia chegada do Redmi Note 8


Black Friday. Do computador também se compra



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza