Tecnologia

Sedentarismo atinge quase metade dos brasileiros

App foi desenvolvido para ajudar a criar hábitos saudáveis

Publicado em 2019-01-09 09:14:36 Atualizado em 2019-01-09 09:14:36 (184 visualizações)

A falta de tempo ainda é o principal motivo para o sedentarismo no Brasil. E esse número só cresce.  Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 47% da população brasileira acima dos 18 anos é sedentária, mesmo tempo, por ano, 300 mil pessoas morrem no Brasil por doenças associadas à inatividade física. E isso traz más consequências tanto para a saúde, com a probabilidade de desenvolver enfermidades como diabetes, doenças do coração e câncer; como para a qualidade de vida, refletindo em menos disposição para realizar tarefas simples, por exemplo. Tudo isso sem esquecer de como o sedentarismo pode afetar o rendimento no trabalho.

Para mudar esse padrão, não há necessidade de começar a correr de um dia para o outro, ou se matricular em uma academia. Estudos mostram que mudanças simples de hábito podem trazer grandes benefícios à saúde, se feitas com regularidade.

“A gente sabe que incorporar novos hábitos leva tempo, mas a pessoa precisa, em primeiro lugar, estar disposta à mudança. Depois ela deve estar consciente de que essa atitude não deve ser pontual, por um período determinado, mas esta deve ser uma mudança para toda a vida”, afirma Ana Claudia Pinto, médica endocrinologista e diretora de Desenvolvimento de Produtos, da Sharecare, empresa líder na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada.

Segundo a teoria comportamental dos terapeutas James Prochaska e Di Clemente a mudança de comportamento demanda esforço e tempo e, passa por diferentes níveis de motivação. É o que os especialistas chamaram de estágios motivacionais:

Pré-contemplação - quando o indivíduo não enxerga a necessidade de mudança;

Contemplação – há uma percepção dessa necessidade, mas sem mobilização por parte da pessoa;

Planejamento ou preparação – o indivíduo compreende que precisa mudar e passa a avaliar as possibilidades de ação;

Ação – efetivamente são feitos esforços para mudar o cenário e, finalmente;

Manutenção -  considerada a fase mais desafiadoras porque além de avaliar se as atitudes tomadas levaram a uma real transformação, demanda do indivíduo um esforço para não retornar ao antigo padrão.

Para os terapeutas toda e qualquer mudança só acontece quando uma necessidade real leva à tomada de consciência. E não basta apenas querer mudar, é preciso esforço e planejamento.  Normalmente, é o que mais acontece também na saúde, só depois do aparecimento de uma enfermidade é que as pessoas procuram mudar seu estilo de vida.

É a partir dessa consciência proativa, que a Plataforma Sharecare, foi desenvolvida.  O aplicativo pode colaborar nessa mudança de hábitos.  Por meio de uma ferramenta interativa projetada para criar perfis individuais de saúde e facilitar a experiência na busca por informações, o usuário recebe dicas de saúde por e-mail, SMS e na própria plataforma.

A orientação sugerida pelo aplicativo promove a mudança de comportamento, a manutenção dos resultados e esclarece dúvidas sobre saúde e bem-estar. Desta forma, os participantes podem ter apoio constante para realizar suas metas, reconhecendo e atuando sobre os fatores de risco por meio de ferramentas e alertas personalizados. Consequentemente, a melhora da saúde e a redução ou eliminação dos fatores de risco geram uma vida mais saudável e o resultado é traduzido em mais felicidade e aumento da produtividade no trabalho.

A Dra. Ana Claudia Pinto, da Sharecare, acredita que são necessários cerca de dois anos para a pessoa incorporar verdadeiramente novos hábitos. Por isso, a plataforma Sharecare foi baseada em princípios da economia comportamental, para facilitar essas mudanças de forma lúdica e interativa.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Desafio dos 10 anos pode ser treinamento de reconhecimento facial


Cães Robôs vão entregar seu almoço


Feira tech acusada de machismo ao barrar vibrador feito por mulheres


Usaram o whatsapp para dedurar o traficante


O que é preciso aprender para atuar com MKT Digital



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza