Tecnologia

App escolar melhora comunicação com pais

EducareBox avisa sobre a programação de atividades, faltas

Publicado em 2018-11-05 12:23:11 Atualizado em 2018-11-05 12:23:11 (384 visualizações)

É no bolso dos pais que começa uma nova era digital na educação: não na carteira, mas no celular. Com apenas uma mensagem enviada por semana para os responsáveis pelos alunos, é possível melhorar o desempenho desses de 10% a 30%, segundo pesquisas do instituto inglês Education Endowment Foundation (EEF) e da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. No Brasil, o aplicativo escolar EducareBox (www.agendadigitaleducarebox.com) tem sido utilizado com esse objetivo em 18 instituições em MG e a startup começa a expandir a atuação para o restante do país.

Uma agenda digital não só faz os envios desses SMSs semanais, como funciona por meio de um app em que é possível acompanhar todas as informações sobre a vida escolar dos alunos. Aviso de provas, trabalhos e faltas, horário de aulas, programação de atividades e deveres de casa ficam acessíveis de forma simples e consolidados num único ambiente. "É uma ferramenta para melhorar a comunicação e garantir que os pais estejam realmente informados sobre o dia a dia na escola e possam ser mais proativos na educação dos filhos", diz Caio Gazzola, sócio-fundador do EducareBox.

Com o acompanhamento próximo, as escolas ganham respaldo nas atividades com os alunos e percebem uma melhora de desempenho. Mesmo no caso dos pais que não instalem o aplicativo escolar, Caio explica que as informações são resumidas e enviadas por um SMS semanal.

A dificuldade de interação com a família era justamente o problema a ser sanado na unidade de Curvelo do Colégio Tiradentes da Polícia Militar. "Os pais não tinham tempo de ver os bilhetes, ou estes simplesmente não chegavam. A conexão da família com a escola ficava prejudicada", conta o diretor pedagógico Gladson Macedo. No modelo tradicional, com agenda física, a conversa não era efetiva, ficava em cerca de 15%; com o EducareBox, a média subiu para 57%.

"Essa equação foi solucionada com maestria. Hoje a reclamação é de alguns alunos quando têm uma nota ruim e não conseguem esconder", brinca Antonine Bicalho, professor de Matemática e vice-diretor da escola Kennedy, em João Monlevade. Ele exemplifica a melhora no contato com uma pesquisa de opinião feita junto aos responsáveis de uma turma com 40 alunos. "Só no primeiro dia tivemos 18 respostas. Se fosse no papel, não chegaríamos a esse total", diz.

Quando há uma barreira a mais, como a distância, o app se torna essencial, como conta Cláudia Tavares, coordenadora da unidade Cruzeiro do Colégio Rui Barbosa, que fica na Toca da Raposa, centro de treinamentos do Cruzeiro Esporte Clube. Os alunos são jogadores de base do clube e, na sua maioria, os pais moram em outras cidades. "O contato presencial não é comum, então a agenda digital é fundamental", explica Cláudia.

App ajuda na gestão pedagógica da escola

Além de facilitar a comunicação entre responsáveis e escola, o EducareBox permite digitalizar toda a gestão acadêmica da instituição, desde o registro de presença até a documentação de aulas. No Kennedy, por exemplo, no lugar de cada professor fazer a chamada durante sua aula, um representante passa por cada turma com o tablet e faz o registro direto no aplicativo uma única vez por dia. "Tivemos um ganho de tempo significativo que pode ser dedicado ao ensino", conta Antonine.

Com todas as informações geradas pelos alunos e pela própria escola disponíveis para fácil acesso, um benefício extra para a coordenação é fazer análises de áreas de dificuldade no aprendizado, assim como reavaliar planejamentos acadêmicos. A expectativa da empresa é estar presente em 200 instituições até o final de 2019.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Waze agora 'vai te ouvir melhor'


Veículos incríveis para sobreviver ao apocalipse zumbi


Startup tem curso grátis pro Enem 2019


Aplicativos controlam o modo como você vive


Airbnb em condomínios



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza