Tecnologia

5 Medidas Simples Para Tornar um Site Mais Ágil

Veja dicas de especialistas

Publicado em 2016-07-21 15:01:22 Atualizado em 2016-07-21 15:01:22 (2357 visualizações)

Uma dos aspectos mais importantes de se levar em conta ao criar um website é a velocidade de carregamento das páginas. Um tempo de carregamento de mais de 2 segundos é considerado inaceitável por muitos usuários, e é uma das principais causas de abandono de um site.

O primeiro passo para identificar as causas da lentidadão no carregamento de uma página é fazer uma análise completa do website. A Google oferece uma ferramenta online muito útil para este fim chamada PageSpeed. Abaixo são listadas as maneiras mais eficazes de se reduzir o tempo de carregamento de uma página.



Eliminar o Código Desnecessário

É comum que uma boa porção do código HTML, CSS ou JavaScript de um site seja redundante ou mesmo desnecessária. Remover espaços em branco, comentários e código inativo é um bom começo. 

Outra forma de minimizar o código que precisa ser carregado é através da utilização de arquivos de código CSS e JavaScript dedicados. Isso fará com que as páginas carreguem mais rápido, uma vez que os arquivos nesses formatos são armazenados em cache pelos navegadores.

Otimizar o Carregamento de Imagens

Preferencialmente, as imagens devem ser convertidas para os formatos PNG, GIF ou JPEG. As imagens devem estar no tamanho adequado, e deve se evitar o uso de escalas diferentes, já que o tamanho da imagem permanece igual mesmo mudando as dimensões. Sempre que possível, é indicado que as imagens sejam comprimidas por meio de software. É importante experimentar com várias taxas de compressão até que se atinja uma relação entre tamanho e perda de qualidade aceitável.

Obter um Servidor Mais Veloz

Poucas coisas impactam tanto a velocidade de carregamento de um site quanto a localização e velocidade do servidor em que está hospedado. É interessante que se procure hospedar o site em uma empresa de renome e bem estabelecida no mercado. A 1&1, por exemplo, oferece planos bastante acessíveis de hospedagem, que chegam a custar menos de R$ 5,00 ao mês e possibilitam a hospedagem de domínios ilimitados para uma mesma conta, mesmo em seus planos mais básicos.

Utilizar um Plugin de Caching

Esta dica é especialmente válida para os sites que usam o WordPress na gestão de conteúdo. Existem diversos plugins voltados para a integração com a plataforma que oferecem o serviço de caching gratuitamente, como o WP Total Cache e WP Super Cache. O caching pode ser configurado manualmente no próprio código do site, no entanto, o plugin torna a otimização mais simples e acessível a qualquer pessoa.

Instalar um Tema Otimizado

Muitos problemas de carregamento podem ser evitados desde o início da criação de um site. A simples escolha de um tema otimizado para o carregamento pode reduzir muitas dores de cabeça que podem vir a surgir no futuro. Muitos sites são incríveis do ponto de vista visual, porém possuem um péssimo desempenho de velocidade. Sempre que surgirem dúvidas sobre a escolha de um tema, é melhor ficar com aquele que apresenta o melhor desempenho. 

Estas são as principais formas de se otimizar o carragamento de um site priorizando a velocidade e a experiência do usuário. Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de distrações, um único segundo pode ser a diferença entre um cliente fidelizado ou um visitante frustrado.


Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Tecnologia

Inteligência Artificial no atendimento a clientes


Campinas tem 1o parque de aceleração de elétrons


Aneel vai lançar App pra te ajudar entender conta de luz


Mais de 100 milhões de brasileiros têm smartphones


WhatsApp. Mensagens podem sumir para sempre na 2ª feira



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza