Saúde

Programação do Novembro Azul continua em Sumaré

Publicado em 2019-11-15 11:37:00 Atualizado em 2019-11-15 19:16:40 (443 visualizações)

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce! Este foi o foco da palestra contra o câncer de próstata que a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, propiciou ao público masculino nesta quinta (14), na UBS “Evangelina Ferraz Pereira” do Vasconcelos. O tema foi ministrado pela doutora Rafaela Colombini dos Santos. Os usuários foram recebidos por café e ganharam um mimo dos funcionários da unidade. Também foram ofertados exames de PSA (indicado para detectar o câncer de próstata). A ação faz parte da campanha Novembro Azul que vem acontecendo nas Unidades de Saúde do Município. No decorrer do mês, será oferecida uma extensa programação de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens.

O prefeito Luiz Dalben reforçou que a prevenção começa pela informação e este é o trabalho que será desenvolvido durante todo o mês de novembro. "Cuidar da saúde também é coisa de homem. Sabemos que os homens vão com menos frequência ao médico e queremos incentivá-los a cuidar da própria saúde, assim como da autoestima”, acrescentou.

Na terça-feira (12), as ações do Novembro Azul aconteceram nas unidades do Denadai, São Judas e Lucélia. No Denadai foi oferecido café da manhã com acolhimento diferenciado aos homens. Já no São Judas, os usuários assistiram a palestra do médico Bruno Gonçalves Campagnone sobre 'Prevenção do Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática', e também saborearam um delicioso café da manhã. Na USF Lucélia a ação teve início às 7h, junto com a coleta de exames laboratoriais. Os usuários participaram de roda de conversas com os temas Saúde Bucal e Alimentação Saudável.

No sábado (09), a ação foi realizada no CS2 (Centro de Saúde), região central, e na USF (Unidade de Saúde da Família) Bordon, região do Picerno. Durante toda a manhã passaram pelo CS2 mais de vinte usuários. A unidade ofereceu aos participantes café da manhã, teste rápido HIV, SÍFILIS e hepatite B e C, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e solicitação de exames de PSA. O enfermeiro Breno Bossi ministrou a palestra sobre prevenção de câncer de próstata. No Bordon as atividades contaram com café da manhã e roda de conversa com os médicos e enfermeiros sobre autocuidado e exames preventivos, solicitação de exames conforme o perfil dos usuários, realização de testes rápidos sorológicos (HIV, VDRL, Hepatites) e atualização vacinal. Teve também Lian Gong e sorteio de brindes. Cerca de cinquenta usuários participaram das atividades.

 

INÍCIO

Neste mês é a vez de reforçar as medidas que podem evitar o câncer de próstata. Na semana passada o Novembro Azul foi realizado nas unidades do Matão e Veccon. Na USF Matão os usuários participaram no dia 05, da caminhada e Lian Gong. A unidade realizou palestras sobre câncer próstata e solicitação de exames de PSA. No Veccon a ação, no dia 07, ficou por conta da apresentação da dança do ventre, com a bailarina Ariel Fareeda. Os participantes contaram ainda com café da manhã, palestra sobre 'Prevenção do Câncer de Próstata e Doenças Sexualmente Transmissíveis, e solicitação de exames de PSA. Os homens presentes passaram pelo 'Dia da Beleza' com corte de cabelo, massagem e distribuição de lembrancinhas.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Nadar no mar traz benefícios para o corpo e mente


Como praticar exercícios físicos durante a jornada de trabalho


NO: última campanha de doação de sangue neste sábado


Manutenção deixa HM sem energia agora cedo


Mercado vê otimismo no setor de cannabis medicinal



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza