Saúde

Como a alimentação está relacionada com a ansiedade?

Exemplos de alimentos que auxiliam no combate do transtorno

Publicado em 2019-09-11 20:00:02 Atualizado em 2019-09-11 20:00:02 (373 visualizações)

Irritabilidade, tensão, dificuldade de se concentrar e de dormir são alguns dos sintomas característicos do Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) de acordo com o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV). Em casos de persistência dos sintomas por semanas, é importante que a pessoa procure ajuda médica psicológica e siga orientações médicas recomendadas.

Além de procurar por ajuda médica especializada, Jéssica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, explica que adotar hábitos alimentares mais saudáveis também ajuda a diminuir a sensação de ansiedade. “Existem alimentos que afetam o sistema nervoso central e, quando ingeridos em excesso, potencializam os sintomas da TAG. Como, por exemplo, a cafeína que está presente no café, refrigerantes e chás”, pontua.

Para auxiliar quem busca amenizar os sinais da ansiedade, a especialista elenca alimentos abaixo:

Frutas: alimentos ricos em antioxidantes como frutas vermelhas e cítricas ajudam a proteger células cerebrais, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso central. A vitamina C também presente nesses alimentos diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado em situações que geram estresse e ansiedade. “Além de consumir essas frutas in natura, é possível também incluir sucos integrais ou geleias das frutas na dieta”, recomenda.   

Cereais integrais: por apresentarem carboidratos complexos, cereais integrais como arroz, aveia e trigo ajudam a manter o nível de açúcar no sangue equilibrado, fator responsável pela sensação de calma prolongada.

Proteínas vegetais: ervilha, soja, lentilha e feijão são alguns exemplos de proteínas vegetais que atuam na regulação de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade por promover a sensação de relaxamento e bem-estar.

“Além dos benefícios para combater a ansiedade, esses alimentos quando consumidos dentro uma alimentação balanceada também são capazes de melhorar a qualidade do sono, um dos primeiros fatores a serem afetados pela TAG”, informa.
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