Saúde

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre Sarampo

Publicado em 2019-08-15 19:27:59 Atualizado em 2019-08-15 19:27:59 (260 visualizações)

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste promoveu nesta quinta-feira (15), no Centro de Treinamento Mauro da Bomba, uma capacitação sobre sarampo para profissionais de Saúde. A iniciativa foi destinada a médicos, profissionais de enfermagem e gestores das Redes de Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência e Hospital Santa Bárbara. 

O objetivo foi capacitar e atualizar os profissionais para diagnóstico do sarampo, manejo do paciente e da doença, vacinação e coleta dos exames. O treinamento foi ministrado pelo coordenador da Vigilância em Saúde, Wilson José Guarda, e pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Miriã Tonus de Oliveira Alves.

Entre os temas que foram abordados durante o treinamento estão: definição de caso; vírus do sarampo; aspectos clínicos; complicações do sarampo; aspectos epidemiológicos regionais; situação epidemiológica no Município; orientações frente a casos suspeitos; medidas de isolamento e bloqueio e preenchimento da ficha de notificação. 


Vacina

Santa Bárbara d'Oeste segue as determinações do Governo do Estado de São Paulo, que até o momento não incluiu o Município nas campanhas de intensificação contra o sarampo. Entretanto, a Secretaria de Saúde ressalta que as doses da vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de acordo com o cronograma de atendimento de cada posto. 

Nos locais as equipes também tem alertado a população sobre a importância de estar com as vacinas em dia, independente da faixa etária. Mais informações podem ser obtidas na UBS mais próxima da residência.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Novo hospital de SB começa ganhar forma


Transplante capilar. Centro Médico inaugura unidade referência


NO: Aula sobre teste do pezinho e fibrose cística


Afta que não cura pode ser sinal de câncer bucal


Atividade física no combate à depressão



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza