Saúde

Soluções naturais para uma mamãe de recém-nascido

Terapias naturais ajudam a aliviar problemas mais recorrentes

Publicado em 2019-08-06 20:00:03 Atualizado em 2019-08-15 10:24:29 (326 visualizações)

Depois da chegada do bebê, a nova família precisa se reinventar. O primeiro filho transforma a rotina e traz novos desafios. Durante o puerpério, tanto a mãe quanto a criança estão aprendendo a lidar um com o outro e com o mundo.

Nesse período pós-parto, a mulher também precisa de cuidados e atenção para lidar com todas as mudanças tanto físicas como emocionais. Os remédios alopáticos são bastante restritos até para amenizar uma gripe e nesse ponto a terapia natural pode ajudar muito a aliviar os sintomas. Confira as dicas do professor naturopata Daniel Alan Costa.

Para aliviar a dor e o inchaço do parto normal ou da cesárea, pode-se usar essas ervas para compressa ou banho de assento, além de também ajudar com as rachaduras nos seios. O barbatimão, com propriedade cicatrizante, antibacteriano e antisséptico pode ser fervido até que a água fique com a coloração da casca, avermelhada. A camomila, como calmante e anti-inflamatória, pode agregar nessa compressa. Deve ser colocada depois de desligar a fervura e abafar.

Há alguns óleos que também são úteis tanto para mãe quanto para o bebê. A essência de lavanda ajuda a acalmar e diminuir o estresse, aumentando a qualidade do sono também. Seu óleo pode ser usado direto na pele ou no ambiente. No banho, uma gotinha na banheira já é suficiente para notar os benefícios na criança. Para a mamãe, os óleos de hortelã, eucalipto, citronela e alecrim também ajudam a dar a sensação de revitalização.

A cromoterapia também é bastante indicada, já que age de forma suave e ajuda a acalmar. A luz azul pode trazer mais tranquilidade para a hora do sono. A cor verde também pode ser útil para ajudar nos casos de insônia e irritação.

Daniel Alan Costa é especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP e coordenador geral dos cursos do Sol Instituto Terapêutico/ INESP.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza