Saúde

5 dúvidas frequentes sobre cuidado bucal infantil

Odontopediatra esclarece dúvidas sobre como manter a saúde bucal nas crianças

Publicado em 2019-06-10 14:10:56 Atualizado em 2019-06-10 14:10:56 (223 visualizações)

Não são apenas jovens e adultos que devem ter uma atenção especial com a higiene bucal. Desde cedo, além de todos os cuidados com a criança, os pais precisam cuidar também da saúde bucal dos pequenos. Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos pais e responsáveis, o Dr. Fábio Bibancos, odontopediatra e consultor da GUM, marca mais inovadora em cuidado bucal do Brasil, responde abaixo algumas perguntas sobre cuidado bucal infantil:

Bebês precisam de higiene bucal?

Existe muita dúvida sobre como deve ser feita a higiene bucal em bebês, esta deve ser iniciada por volta dos 6 meses de idade com o aparecimento dos primeiros dentes. Após o nascimento deles, a higienização já pode ser feita com escova pequena, adequada a idade da criança, e gel dental, em quantidade equivalente a um grão de arroz.

Os pequenos precisam usar um creme dental específico? 

Sim, as crianças devem fazer uso de cremes dentais desenvolvidos para elas. O especialista indica que o flúor presente em géis dentais infantis é importante para prevenir cáries e o desgaste do esmalte do dente. A Sociedade Brasileira de Pediatria inclusive recomenda que a substância seja usada após o nascimento dos dentes molares. “Mas, é necessário dosar bem a quantidade de gel dental utilizado na escovação. Em crianças de 0 a 3 anos a quantidade deve ser equivalente a um grão de arroz. Já em pequenos de 3 a 6 anos a quantidade indicada é referente a um grão de ervilha”, recomenda.

A partir de qual idade as crianças devem usar o fio dental?

O fio dental deve ser usado em crianças a partir do contato entre dois dentes vizinhos, o que normalmente ocorre por volta dos dois anos de idade, o uso é primordial para manter a saúde bucal e prevenir a cárie. Hoje em dia já existem produtos como os flossers, fios dentais com haste, que auxiliam as mães a fazerem a limpeza interdental dos filhos.

As crianças devem ter seus próprios itens de higiene bucal?

Sim. O ortodontista informa que os pequenos devem usar itens desenvolvidos para o tamanho e necessidade deles. Há, por exemplo, géis dentais e flossers infantis saborizados, sem ardência, que tornam o hábito de escovar os dentes mais divertido para as crianças. Além disso, a escova de dente deve ter a cabeça pequena e as cerdas macias para não machucar. “Produtos lúdicos ajudam os pais a introduzirem a higiene bucal de forma leve e divertida, ajudando a criar o hábito de escovar os dentes desde pequenos”, completa.

Quando é o momento certo para começar a levar as crianças ao dentista?

É essencial incluir uma consulta ao odontopediatra na rotina de cuidados médicos dos pequenos a partir do nascimento dos primeiros dentes, para que tanto a mãe quanto a criança recebam primeiras orientações sobre cuidados bucais com o bebê, introdução de açúcar na alimentação, amamentação, e sinais e sintomas do nascimento dos primeiros dentes. “Inserindo esses hábitos desde a primeira infância é possível atuar na prevenção de problemas bucais e contribuir por um desenvolvimento mais saudável das crianças”, conclui.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Sua bolsa tem mais de 1 milhão de bactérias


Existe realmente motivo para deixar de comer carne?


Reposição hormonal: quando e por que fazer


4 dicas tântricas para casais redescobrirem o prazer


5 exemplos de doenças psicossomáticas mais comuns



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza