Saúde

Vasectomia não interfere em desempenho sexual

Especialista explica o que é e como funciona o procedimento cirúrgico

Publicado em 2019-05-08 12:00:07 Atualizado em 2019-05-08 12:00:07 (349 visualizações)

Pouco popular entre o público masculino, a vasectomia é um método contraceptivo feito através de procedimento cirúrgico que interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos pelos testículos. Apesar de ser um dos métodos mais efetivos e seguros para quem não pretende ter filhos, muitos homens ainda resistem em realiza-lo pois acreditam que pode interferir na produção de hormônios e no desempenho sexual.

De acordo com Emilio Sebe Filho, urologista e fundador da Lifemen, rede de clínicas que reúne serviços especializados na área de saúde sexual masculina, a ideia de que a vasectomia causaria disfunção erétil é um mito. “O procedimento torna os homens estéreis, mas em nenhum momento interfere na produção de hormônios, tampouco na ereção. É apenas um método contraceptivo extremamente seguro para casais ou homens que decidem não ter filhos”, explica. O especialista acrescenta que em muitos homens a realização da vasectomia pode gerar um aumento na libido, pois deixam de lado a preocupação sobre uma possível gravidez e passam a aproveitar a relação sexual de maneira mais intensa e comprometida.

Para quem ainda tem dúvidas, é importante ressaltar que a vasectomia é um procedimento simples, que leva apenas alguns minutos, não exige jejum prévio ou internação pós-operatória. “O paciente pode sentir um desconforto momentâneo nos testículos, mas nada que o impeça de seguir sua rotina normalmente”, comenta.

O médico explica, ainda, que a reversão da vasectomia é possível, mas trata-se de um procedimento complexo e delicado, que não tem eficácia garantida. “Tempo não é limitante, mas recomendamos que a reversão seja realizada até cinco anos depois da vasectomia, para melhores chances de recuperar a capacidade fértil. Por isso, é importante que o paciente esteja seguro sobre querer filhos, principalmente se estiver em um relacionamento sério”, conclui Dr. Emilio.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Inverno é a melhor estação para cuidar das varizes


Mitos e verdades sobre a low carb


Banco de sangue de Americana precisa dos tipos A e O


Pré Treino: Benefícios e Efeitos colaterais


Tuberculose volta a crescer no Brasil e exige atenção



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza