Saúde

Longevidade no Brasil pode chegar a 84 anos em 2040

Estudo da Universidade de Washington avaliou todos os países do globo

Publicado em 2019-01-10 23:52:23 Atualizado em 2019-01-11 06:53:44 (398 visualizações)

A longevidade de uma pessoa depende de onde ela mora, em linhas gerais. Enquanto a população do Japão, lugar mais longevo do mundo, chega aos 83 anos, os habitantes da República Centro-Africana não sobrevivem por mais de cinco décadas.

O indicador é um bom parâmetro da qualidade de vida de um local, diz o médico Rafael Lozano, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos O pesquisador é um dos autores do trabalho que avaliou parâmetros e estatísticas país por país e apresentou como o tempo de vida deve evoluir até 2040. A tendência é que os espanhóis, atualmente os quartos colocados, ultrapassem os japoneses na liderança do ranking num futuro próximo.

Enquanto as primeiras posições são ocupadas por europeus e asiáticos, os últimos lugares ficam com a África. A diferença na expectativa de vida entre os continentes supera os 30 anos. Na 81ª colocação, o Brasil fica atrás de El Salvador e Venezuela e na frente de Lituânia e Romênia. A expectativa de vida por aqui deve aumentar três anos e três meses até 2040.O estudo calculou o melhor e o pior cenário para cada país. Se der certo e o Brasil evoluir bastante, podemos alcançar 82,6 anos em 2040 – um salto incrível de mais de sete anos. 

Agora, caso dê tudo errado, a tendência é da retratação para 74,9 anos, três meses a menos do que desfrutamos hoje em dia. Para que as pessoas comemorem cada vez mais aniversários, é preciso investir pesado em educação e saúde. Também é necessário ter respostas organizadas diante de eventos de grande impacto, como choques demográficos, epidemias ou fome, exemplifica Lozano. As autoridades ainda precisam ficar de olho nas doenças crônicas que estão em crescimento, caso da hipertensão e do diabetes. 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Os novos horizontes da neurociência


Imunoterapia será principal droga contra câncer, diz Nobel de Medicina


Empresas brasileiras de medicamentos apostam no natural


HM tem obra para receber novas lavadoras


Não é mais preciso trocar implante de silicone a cada 10 anos



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza