Saúde

Médicas cubanas homenageadas em Nova Odessa

Publicado em 2018-11-23 09:01:43 Atualizado em 2018-11-23 09:01:43 (346 visualizações)

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu na manhã desta quinta-feira (22), em seu gabinete, as oito médicas cubanas que participavam do programa federal Mais Médicos e estão deixando o município após o anúncio do fim do acordo entre os governos brasileiro e cubano. Das mãos da primeira-dama, Andréa Souza, e do secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, elas receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados. Também participaram da homenagem o chefe de Gabinete, André Faganello, o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, e a coordenadora da Atenção Básica, Ana Rúbia.

Bill fez questão de ressaltar que sempre foi a favor do programa federal. "Só tenho que agradecer a todas vocês. Na vida, a gente não tem tudo o que quer. Se fosse assim, ela não teria graça. Vocês são profissionais que trabalham a humanização. Não pensam só no paciente, mas na família como um todo. Nos últimos dias, ouvimos alguns comentários maldosos e fantasiosos sobre os médicos cubanos e quero deixar bem claro que não compactuo desses pensamentos. Nova Odessa só tem que agradecer", disse o prefeito.

Emocionada, a primeira-dama disse que "gratidão" é a melhor palavra para resumir o sentimento dos moradores de Nova Odessa. "Temos que agradecer a cada uma de vocês pela atenção com a nossa população. Aprendemos a amá-las por conta dessa dedicação. Somos muito gratas a vocês", afirmou Andréa. Já o secretário de Saúde lembrou que o prefeito Bill determinou que ele fosse até Brasília, em 2017, para que o programa fosse mantido no município. "São médicas dedicadas, muito prestativas e muito capacitadas. Todas têm o reconhecimento da nossa população. Nunca houve qualquer tipo de reclamação ou problema, pelo contrário, apenas elogios", disse Cocato.

SAUDADE. A médica Idalma Leyva Dominguez afirmou que os 18 meses trabalhando em Nova Odessa foram mais do que suficientes para que ela criasse um vínculo muito especial com os pacientes. "Temos muito que agradecer ao prefeito Bill e ao secretário Cocato pelo carinho que recebemos desde o primeiro dia em Nova Odessa. O carinho do povo brasileiro também foi muito grande conosco. Sentimos muito em não poder finalizar o projeto", disse ela. Sua colega Yayma Godinez Pereira garantiu que a maior lembrança que levará para Cuba é o carinho do povo brasileiro. "Nova Odessa é uma cidade muito bonita, calma e tranquila. Sentirei saudades", ressaltou.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Os novos horizontes da neurociência


Imunoterapia será principal droga contra câncer, diz Nobel de Medicina


Empresas brasileiras de medicamentos apostam no natural


HM tem obra para receber novas lavadoras


Não é mais preciso trocar implante de silicone a cada 10 anos



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza