Saúde

Caism no Parque D. Pedro Shopping ajuda pacientes com câncer de mama

Outubro Rosa

Publicado em 2018-10-09 18:31:58 Atualizado em 2018-10-09 18:31:58 (67 visualizações)

O Parque D. Pedro Shopping, pelo segundo ano consecutivo, se une ao Hospital da Mulher Prof. José Aristodemo Pinotti (Caism), da Unicamp, no combate ao câncer de mama. Durante todo este mês, quem passar pelo shopping poderá conferir o Bazar  Beneficente do Grupo de Voluntárias Prof. Dr. Eduardo Lane e colaborar com as pacientes com essa doença e seus familiares.

O Núcleo de Voluntárias do Caism, formado há 13 anos, é constituído de mulheres que atuam dentro e fora do hospital com o objetivo de arrecadar fundos para benefício  das pacientes e seus familiares, comprando cestas básicas, produtos de higiene pessoal, medicamentos, confecção de bojos de sutiã para mulheres que passaram pela mastectomia etc.

Edna Carvalhães Lago, uma das voluntárias e coordenadoras do núcleo, informa que os produtos comercializados são artesanais e são confeccionados pelo grupo. Trata-se de panos de prato, bordados, caminhos de mesa, nécessaires, bolsas, entre outros produtos. Os valores variam de R$ 8,00 a R$ 100,00.

O bazar do Caism está localizado no corredor da Entrada das Pedras (em frente da loja Preçolândia) e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h, até o dia 1º de novembro.

Movimento

O movimento popular Outubro Rosa acontece em todo o mundo.  O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde o Congresso americano aprovou legislação elegendo outubro como o mês de prevenção da doença.  Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, EUA.
 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estima-se que em 2018 sejam registrados cerca de 60 mil novos casos da doença.  Se detectada em estágio inicial, a patologia pode ter cura. O Caism é um hospital de referência de maior complexidade para uma região de mais de seis milhões de pessoas. Atende por volta de 500 casos novos por ano, advindos de 42 municípios. 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Veja 12 minutos de exercícios diários para obesidade


Governo avalia a ampliação de tratamento para câncer renal


Veja como apresentar os alimentos às crianças


ESF Zanaga promove palestra sobre câncer de mama


Pesquisa mostra discriminação de obesos no Brasil



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza