Saúde

Bill entrega nova UBS do Alvorada

Com Cocato de olho em 2020

Publicado em 2018-09-12 16:48:38 Atualizado em 2018-09-12 16:48:38 (496 visualizações)

Região que mais cresce em Nova Odessa e, consequentemente, realiza o maior número de atendimentos por mês – cerca de 10 mil – o Jardim Alvorada ganhou nesta quarta-feira (12) uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), denominada "Manoel de Oliveira Azenha". A entrega foi feita pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. A obra foi toda custeada com recursos do governo estadual, por meio do financiamento realizado junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A construção aconteceu dentro do programa "Saúde em Ação" e, além do prédio, o Estado também ficou responsável pela aquisição de equipamentos. À Prefeitura de Nova Odessa, coube a contratação dos profissionais para atuar na unidade de saúde.

"Estamos entregando hoje essa moderníssima UBS (Unidade Básica de Saúde), totalmente equipada e pronta para atender a nossa população. Mas nosso governo não investe só em obras, mas também muito na manutenção da rede pública de saúde. A Lei de Responsabilidade Fiscal fala que devemos investir pelo menos 15% do nosso orçamento, mas em 2017 investimos 29,61%, ou seja quase o dobro. Isso representou mais de R$ 41,4 milhões. No primeiro semestre deste ano, já investimos R$ 22 milhões para manutenção da atenção básica, isso é 27,1% do nosso orçamento. E tem uns e outros que dizem por aí que nós não investimos na Saúde. Como não?", afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Em sua fala, Cocato também enfatizou as mais recentes melhorias anunciadas na Saúde de Nova Odessa. "Recebemos bem aqui ao lado, recentemente, a Academia da Saúde, que hoje está funcionando como Setor de Fisioterapia, pois o espaço original – no Ambulatório de Especialidades – está passando por uma ampla reforma, que foi iniciada nesta semana. Implantamos também a classificação de risco no nosso hospital, para que possamos melhorar os atendimentos realmente mais urgentes. O laboratório de análises clínicas, felizmente, também voltou a funcionar nesta semana e logo vamos anunciar a reforma completa do hospital e maternidade. Ou seja, não estamos parados. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo", salientou o secretário de Saúde.

A entrega da nova UBS foi acompanhada pelos secretários Elvis Ricardo Maurício, o Pelé (Obras, Projetos e Planejamento Urbano), Robson Fontes Paulo (Assuntos Jurídicos), Levi Tosta (Esportes, Lazer, Cultura e Turismo), Mara Kilmeyers (Finanças e Planejamento) e Edson Barros (Meio Ambiente), pelos vereadores Carla Lucena (presidente da Câmara), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Avelino Xavier, o Poneis, e Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde. Fátima Bombarda, gerente de redes do programa "Saúde em Ação", e Ester Vianna, diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) representaram o governo estadual na inauguração.

ESTRUTURA. Para o novo prédio da UBS do Jardim Alvorada – onde vão atuar 12 funcionários -, serão transferidos a partir desta quinta-feira (13) os atendimentos realizados pelas médicas cubanas do programa "Mais Médicos", além das consultas pediátricas, farmácia, dentistas e sala de vacina. As consultas ginecológicas e infectologista permanecerão no antigo prédio, explica Cocato. A nova unidade conta com amplos consultórios – todos com ar-condicionado, sala de curativo, sala de vacina, espaço para dispensa de medicamentos, entre outros, além de banheiros totalmente acessíveis.

A antiga UBS 5 passará a se chamar a partir de agora "Centro de Saúde". A ideia da Secretaria de Saúde é transformar o prédio em um Pronto-Atendimento com objetivo de desafogar o Hospital Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia ou criar ali o Centro de Referência da Mulher. Contudo, as propostas ainda estão em estudo dentro do plano de reestruturação idealizado pelo secretário Cocato. Certo é que no prédio da antiga UBS será adaptada uma Central de Esterilização de Materiais, serviço que hoje é terceirizado pela prefeitura.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Os novos horizontes da neurociência


Imunoterapia será principal droga contra câncer, diz Nobel de Medicina


Empresas brasileiras de medicamentos apostam no natural


HM tem obra para receber novas lavadoras


Não é mais preciso trocar implante de silicone a cada 10 anos



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza