Saúde

Quais são os pré-requisitos para fazer uma cirurgia plástica?

Cuidados importantes para um bom resultado

Publicado em 2018-04-14 14:00:01 Atualizado em 2018-04-16 11:45:18 (406 visualizações)

Talvez você esteja muito ansiosa para fazer uma cirurgia plástica e finalmente corrigir aquele defeitinho que tanto te incomoda. Porém, antes de realmente entrar no centro cirúrgico, é preciso observar alguns pré-requisitos para que tudo ocorra bem.

Afinal, apesar de muitas vezes ter objetivo “apenas” estético, trata-se de um procedimento cirúrgico. Dessa forma, pode haver riscos e consequências desagradáveis se esses pré-requisitos não forem cumpridos.

Isso não quer dizer que você deva ficar com medo de realizar a cirurgia dos seus sonhos, mas sim que é preciso se atentar a alguns detalhes para que tudo saia conforme o esperado. 

1. Refletir por que você quer fazer a cirurgia plástica

Antes mesmo de procurar um cirurgião plástico, é necessário entender por que você almeja fazer uma modificação no seu corpo. Será que essa característica que você quer mudar realmente é um defeito? Por que você se incomoda com ela?

Caso você perceba que existem outras questões por trás desse desejo, como a superação de um término de relacionamento, talvez ainda não seja a hora de operar.

2. Escolher um bom profissional

A escolha de um profissional certificado é absolutamente essencial para o sucesso da sua cirurgia. Por isso, além de buscar recomendações, sempre verifique se o médico em questão é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

3. Estar na idade correta para a realização do procedimento

Uma cirurgia plástica é desaconselhada se a região do corpo a ser trabalhada ainda não estiver plenamente desenvolvida. Afinal, os resultados podem ser perdidos ou a intervenção pode até mesmo prejudicar o desenvolvimento normal subsequente.

Dessa forma, é necessário que as estruturas estejam totalmente formadas, o que só acontece depois que o corpo atinge determinado grau de amadurecimento. As meninas costumam estar com o corpo formado a partir dos 16 anos, enquanto os meninos levam até os 18.

Contudo, saiba que isso não é uma regra, pois o amadurecimento físico depende das características individuais de cada pessoa e só pode ser constatado durante uma avaliação presencial.

4. Fazer os exames solicitados pelo médico

Antes de marcar a data do procedimento, seu cirurgião plástico vai solicitar uma série de exames para saber como está a sua saúde, incluindo hemograma, teste de coagulação sanguínea e até mesmo exame de HIV (é normal, não fique constrangida!).

5. Investigar suas condições de saúde

Caso você já saiba que tem algum outro problema de saúde, como problemas cardíacos, hipertensão ou diabetes, saiba que essas condições não representam necessariamente uma proibição para a cirurgia. 

Até por uma questão de saúde, você jamais deve omiti-los do seu cirurgião. O que vai acontecer nesse caso é que você precisará passar por uma avaliação feita pelo médico especialista no problema, liberando você ou não para a cirurgia.

Se a sua condição representar um perigo muito sério, talvez a cirurgia seja contraindicada. É normal que você fique decepcionada, mas pense que a sua vida vale mais do que uma barriguinha saliente.

6. Ter a pele em boas condições para a cirurgia

Muitas vezes o paciente não tem muito que fazer sobre esse tema, mas para algumas cirurgias será necessário que a pele apresente um bom grau de firmeza e elasticidade. O excesso de flacidez pode inviabilizar determinada técnica, mas pode haver outras soluções.

7. Estar dentro de um peso saudável

Além de representar um risco para a saúde, o excesso de peso pode atrapalhar os resultados. Por isso, antes de se submeter ao procedimento, é preciso estar em uma faixa de peso saudável ou no máximo de 20% a 30% acima do ideal.

Esse pré-requisito é especialmente importante para quem deseja fazer abdominoplastia, lipoaspiração ou lipoescultura.

8. Estar ciente das cicatrizes

O médico sempre vai procurar deixar as cicatrizes o mais discretas possível, mas em alguns casos elas poderão ser notadas em uma observação mais cuidadosa. Também é importante informar se você costuma ter problemas de cicatrização, como os queloides.

Outro detalhe importante é saber como será a evolução das cicatrizes: elas costumam levar de 12 a 18 meses para atingir sua aparência final.

9. Saber o que esperar dos resultados

Algumas cirurgias plásticas podem transformar completamente a forma de uma parte do seu corpo, então outras poderão apenas minimizar o problema. Portanto, você deve ter muita clareza do que você pode esperar depois do procedimento.

Você só deve se submeter ao procedimento se achar que o ônus do pós-operatório será recompensado pelo grau de melhora da sua queixa.

10. Estar preparada para o pós-operatório e a recuperação

Dependendo da complexidade do procedimento, uma cirurgia plástica pode necessitar que o paciente passe vários dias em casa, fazendo repouso e afastado de suas atividades laborais. Por isso, um dos pré-requisitos é garantir que você poderá dar esse tempo ao seu corpo.

Pergunte ao médico sobre o nível de dor e desconforto e sobre quais medidas você poderá adotar para aliviar esses incômodos. Você também deve perguntar sobre a diminuição da sensibilidade ou a limitação temporária dos movimentos.

Você também deve estar ciente sobre os cuidados que deverá adotar, como utilizar a cinta compressora ou o sutiã pós-cirúrgico, dormir de barriga para cima ou de bruços, evitar erguer os braços etc.

Em vários tipos de cirurgia, como abdominoplastia e lipoaspiração, por exemplo, seu médico poderá indicar sessões de drenagem linfática, e você deve realizá-las conforme a recomendação para que o procedimento seja bem-sucedido.

Obter os resultados esperados em uma cirurgia plástica depende da união da técnica correta com a observação desses pré-requisitos. Afinal, além da nova aparência, nossa saúde e segurança também estão jogo nesses momentos.

Por Luana Santos, Seo Marketing Dra. Luciana Pepino

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Saúde

Saúde realiza testes para Sífilis no sábado


NO: Arrastão contra a dengue chega a mais 3 bairros


UBS Gramado recebe capacitação pré-hospitalar


Unimed promove palestra sobre aleitamento materno


Mutirão já atendeu 2,2 mil em Nova Odessa



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza