Política Crítica

Câmara de Nova Odessa aprova hospital-escola

Parceria permite que unidade receba alunos residentes

Publicado em 2019-07-12 15:00:03 Atualizado em 2019-07-12 15:00:03 (131 visualizações)

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou, na noite desta quarta-feira (10) o projeto de lei que permite o convênio entre a Secretaria de Saúde de Nova Odessa e a Faculdade São Leopoldo Mandic para que o Hospital e Maternidade Municipal 'Dr.Acílio Carreon Garcia' se torne um hospital-escola. A parceria vai permitir que a principal unidade novaodessense receba alunos residentes (na fase de conclusão do curso) da universidade, que é referência no Brasil no ensino de medicina e odontologia, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento prestado à população. O convênio deve ser assinado na semana que vem.

"Eu estive pessoalmente na Câmara falando com todos os vereadores antes do início da sessão e, por isso, quero agradecê-los pelo entendimento e pela aprovação deste convênio. Seremos uma das poucas cidades que vão contar com esse benefício. Os alunos que atuarão dentro do nosso hospital já estão na fase de conclusão do curso e serão acompanhados de perto pelos nossos médicos. E o melhor de tudo é que esse convênio não terá custo nenhum para a prefeitura", explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

Em abril, representantes da faculdade realizaram uma visita técnica na principal unidade de saúde do município, que completará 32 anos em funcionamento na próxima semana e passa por uma ampla obra de reforma e ampliação. Na ocasião, o coordenador da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic, Guilherme Succi, e o coordenador da Pediatria da instituição, Péricles Motta, conheceram as dependências do hospital, passando pelo PS, consultórios, alas de internação, centro cirúrgico, maternidade, salas de especialidades e as dependências que estão passando por obras de reforma e ampliação.

"A estrutura do hospital é muito boa, vocês estão de parabéns", avaliou Succi, na ocasião da visita técnica. "O hospital é muito grande", emendou Motta, impressionado com a reforma e a ampliação da unidade. Os dirigentes da São Leopoldo Mandic avaliaram que a estrutura do hospital é ideal para a parceria. "É um hospital muito bom, com estrutura excelente, que vai oferecer condições muito interessantes para o aprendizado dos alunos", pontuou Succi.

"O convênio tem como finalidade à realização de estágio prático para alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de medicina e odontologia, bem como para residentes de medicina. O objetivo é contribuir também na formação dos médicos plenamente capacitados no atendimento primário e secundário, capazes de diagnosticar e tratar as principais doenças, urgências e emergências", afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

O convênio vai envolver, inicialmente, as áreas de clínica médica (clínica-geral), pediatria e ginecologia. Em seguida, conforme a demanda, outras especialidades podem ser inseridas. Referência na região de Campinas em odontologia e medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), do MEC nos últimos 11 anos e foi considerada a 4ª Melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil - e a primeira na área de saúde -, dentre as 2.066 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo ministério. A instituição tem sede em Campinas e unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza