Política Crítica

Vereador quer proibir compartilhamento de fotos de mortos ou feridos

Multa de um salário mínimo

Publicado em 2019-06-18 17:03:06 Atualizado em 2019-06-18 17:03:06 (164 visualizações)

O vereador Sebastião Correa (PTB) quer proibir a exposição, inclusão, divulgação e compartilhamento em redes sociais de fotografia ou vídeo de vítima falecida ou ferida em acidente no território do município de Sumaré. A proposta foi apresentada à secretaria da Câmara Municipal na última quinta-feira (13), por meio do Projeto de Lei nº 192/2019. A propositura passará pelas comissões permanentes e, em seguida, será levada ao plenário para votação.
 
“A divulgação de fotografias de vítimas de acidentes constitui indiscutível ofensa à imagem e à privacidade, e tal prática deve ser combatida. Apesar que para alguns isso possa ser algo comum, principalmente em grupos de WhatsApp, a prática constitui um crime de vilipêndio a cadáver. Segundo o Código Penal Brasileiro, consiste em expor, profanar, desrespeitar ou ultrajar a vítima. Pouca gente tem a ideia de que esse tipo de ato configura crime, além de responsabilidade civil”, alerta o vereador.
 
Caso seja aprovado, o PL determina multa de um salário mínimo para quem descumprir as normas. A penalidade excetua-se às matérias de contexto jornalístico. A aplicação da multa não eximirá o infrator da responsabilidade civil e criminal a que der causa.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Política Crítica

Verba de R$3 milhões do HM assinada e reativada


JR Dias aposta em 'gabinete' no Zanaga


Paulinho Amizade recebe Título de Cidadão Barbarense


Ver. quer implantação do Programa Médico nas Creches


Morre Ademir, do café do Smart



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza