Política Crítica

Vereador quer proibir compartilhamento de fotos de mortos ou feridos

Multa de um salário mínimo

Publicado em 2019-06-18 17:03:06 Atualizado em 2019-06-18 17:03:06 (183 visualizações)

O vereador Sebastião Correa (PTB) quer proibir a exposição, inclusão, divulgação e compartilhamento em redes sociais de fotografia ou vídeo de vítima falecida ou ferida em acidente no território do município de Sumaré. A proposta foi apresentada à secretaria da Câmara Municipal na última quinta-feira (13), por meio do Projeto de Lei nº 192/2019. A propositura passará pelas comissões permanentes e, em seguida, será levada ao plenário para votação.
 
“A divulgação de fotografias de vítimas de acidentes constitui indiscutível ofensa à imagem e à privacidade, e tal prática deve ser combatida. Apesar que para alguns isso possa ser algo comum, principalmente em grupos de WhatsApp, a prática constitui um crime de vilipêndio a cadáver. Segundo o Código Penal Brasileiro, consiste em expor, profanar, desrespeitar ou ultrajar a vítima. Pouca gente tem a ideia de que esse tipo de ato configura crime, além de responsabilidade civil”, alerta o vereador.
 
Caso seja aprovado, o PL determina multa de um salário mínimo para quem descumprir as normas. A penalidade excetua-se às matérias de contexto jornalístico. A aplicação da multa não eximirá o infrator da responsabilidade civil e criminal a que der causa.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Política Crítica

PSL abre guerra contra Bolsonaros


Sem Bolsonaro, PSL vai ficar com Criva


Prefeituráveis conjecturam no jantar da Acisb


Câmara de Sumaré aprova Lei Orçamentária de 2020


Molina traz Novo pro 'projeto'



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza