Política Crítica

Macris quer PEC pra investigados irem a CPIs

É necessário 171 assinaturas para protocolar a PEC

Publicado em 2019-06-12 16:00:03 Atualizado em 2019-06-12 17:13:39 (175 visualizações)

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) anunciou na tarde desta terça-feira (11) a apresentação de proposta para que investigados e réus sejam obrigados a comparecer às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem oficializado a dispensa para que os convocados não sejam obrigados a se apresentar. Na visão de Macris, essas decisões são interferências na independência dos poderes - Legislativo e Judiciário - e diminuem a função das comissões de inquérito.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Macris acrescenta dois parágrafos ao artigo 58 da Constituição Federal, sem, segundo o parlamentar, afrontar os direitos assegurados. "As convocações, praticadas nos termos da lei, não contrariam os direitos fundamentais do convocado. As CPIs têm o poder de investigação estabelecido na Constituição Federal e a PEC assegura o direito do investigado se manter em silêncio, se considerar essa sua melhor defesa", disse.

Macris destaca que são pelas CPIs que muitas vezes a população têm conhecimento de fatos relevantes, como casos de corrupção e crimes contra a humanidade e ao meio ambiente. "As sessões das CPIs são transmitidas ao vivo, a população acompanha e nos cobra resultados. É a transparência e a responsabilidade que a sociedade demanda e consideramos ser fundamental no parlamento e na correção de rumos do país."

Para fortalecer a PEC, Macris solicitou ao presidente da CPI de Brumadinho, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que também assinasse a autoria da proposta. No final de maio, o ministro do STF, Gilmar Mendes, decidiu que o presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, poderia deixar de se apresentar àquela comissão de inquérito.

Agora, os deputados tucano e pessebista irão atrás das 171 assinaturas para protocolar a PEC.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Política Crítica

Jesus quer farmácia 24 horas nos prontos-socorros


Vereador quer banheiro químico em posto médico


Brochi pede cópia da gravação da câmera do HM


Os desafios de Oscarzinho candidato


Dr. José vai pra cima das contas da prefeitura



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza