Política Crítica

A força de SP está nos municípios

Por Dirceu Dalben

Publicado em 2019-06-12 14:30:52 Atualizado em 2019-06-12 14:30:52 (161 visualizações)

Com mais de 45 milhões de moradores, o Estado de São Paulo concentra quase 22% dos brasileiros, de acordo com as últimas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas estes números indicam os desafios ligados à melhoria permanente da qualidade de vida nos 645 municípios paulistas, desde o mais populoso, São Paulo, com seus 12,2 milhões de habitantes, até os de menor população.

São Paulo alcançou, em seu conjunto, um bom nível de qualidade de vida, considerando vários indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Contudo, o Estado pode e deve fazer muito mais, se de fato imprimir uma consistente política de fortalecimento ainda maior de seus municípios. Em 77 dos 645 municípios, a população é superior a 100 mil habitantes, somando no total mais de 33 milhões de paulistas. Entretanto, são 568 municípios menores, com mais de 12 milhões de moradores, que merecem um olhar de muito cuidado dos poderes públicos.

Esse fortalecimento municipal passa pela melhoria da infraestrutura urbana, com serviços de educação, saúde e transportes mais eficientes. Outro ponto fundamental é a maior atenção para a proteção e recuperação dos recursos naturais, sobretudo os recursos hídricos, para evitar que o Estado passe por novos momentos difíceis como aqueles resultantes da estiagem de 2014-2015.

Um caminho para o fortalecimento de políticas públicas para os municípios é melhorar a estrutura das regiões metropolitanas e consórcios intermunicipais. Estes são novos arranjos municipais que precisam de um melhor planejamento e incentivo.

Os municípios já entenderam que têm problemas comuns com as comunidades mais próximas e, por isso, sabem que soluções efetivas para as demandas da educação e segurança pública, para os gargalos na saúde e transporte, apenas acontecerão se estiverem juntos, unidos, no âmbito das regiões metropolitanas ou consórcios.

De qualquer modo, um futuro de maior qualidade de vida em São Paulo, com certeza, dependerá do fortalecimento dos seus municípios. Os cidadãos paulistas estão cada vez mais conscientes de seus direitos e vão cobrar de seus representantes esse olhar mais cuidadoso e carinhoso com os lugares onde moram e querem ser felizes com suas famílias.      

Dirceu Dalben é deputado estadual e ex-prefeito de Sumaré
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Política Crítica

Vereador quer banheiro químico em posto médico


Brochi pede cópia da gravação da câmera do HM


Os desafios de Oscarzinho candidato


Dr. José vai pra cima das contas da prefeitura


PL obriga bar a proteger mulher em situação de risco



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza