Política Crítica

Câmara realiza sessão Contra a Corrupção

Macris defende a redução do foro privilegiado

Publicado em 2019-03-14 13:30:25 Atualizado em 2019-03-14 13:31:26 (99 visualizações)

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quarta-feira (13) sessão solene Contra a Corrupção. Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) é fundamental a fiscalização e a defesa das instituições de controle e a redução do direto ao foro privilegiado.

Membro da Comissão que debateu as Medidas Contra a Corrupção na Câmara dos Deputados, Macris ressaltou a necessidade do aprimoramento de controle e de ações mais firmes para a redução dos casos. "Operações de Polícia Federal e do Ministério Público ajudaram a recuperar bilhões desviados, mas o Congresso Nacional precisa agir à frente, estabelecer legislação que coíba toda e qualquer possibilidade de desvio de recursos", disse.

Macris também defende a redução do foro privilegiado, proposta que está sendo debatida no Congresso Nacional. "A maioria das autoridades não tem necessidades de serem investigadas e julgadas no STF. Somente os presidentes dos três poderes [executivo, legislativo e Judiciário] poderiam manter o foro, simplesmente para que tenham a governabilidade necessária", considera.

Já o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Igor de Paula, destacou que a Operação Lava Jato, que teve início há cinco anos, foi possibilitada pelo fortalecimento da autonomia técnica na instituição, mesmo sendo o órgão ligado ao governo federal. "Nos últimos anos, sempre tivemos autonomia, uma liberdade grande para trabalhar, e é importante que isso seja mantido e que tenhamos a oportunidade de avançar nesse sentido."

Também participaram o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Julio Marcelo de Oliveira; o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Edvandir Felix de Paiva; Tomé Abduch, do Movimento nas Ruas; entre outros.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Política Crítica

AM: Veja o que será votado nesta quinta na Câmara


CEI do DAE: Rafa Macris desiste do mandado de segurança


Zé Odécio comemora DEM 'nos trinques'


SB DENGUE: Joi 'desce a lenha' em donos de quintais sujos


Vereadores de Santa Bárbara aprovam 'dezembro verde'



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza