Política Crítica

Os protestos e os comandos à direita e à esquerda

NM analisa

Publicado em 2013-06-20 07:57:10 Atualizado em 2013-06-20 08:15:49 (2377 visualizações)

O MPL e o Anonymous são as forças que comandam os protestos que eclodiram pelo Brasil. O Movimento pelo Passe Livre tem uma pauta à esquerda e encanta os 'vermelhos' do país. Já o Anonymous tem uma pauta pós moderna e à americana, contra partidos e individualista- mais afeita à direita.

Por mais que tente atacar Globo e Veja, a pauta mais à direita do Anonymous agrada a mídia mais conservadora por atender em boa medida a demanda antigoverno.

Mais interessado em fazer valer sua pauta do que em defender partidos, o MPL seria uma radicalização à esquerda, como outrora foram MST, CUT e UNE, forçando a democratização do acesso- no caso ao direito de ir e vir.

THOREAU x MARX- O pensamento individualista do Anonymous se pauta principalmente pelo autor norte americana Henry David Thoreau, que pregava fortemente contra a cobrança de impostos e contra o Estado. Já o MPL tem um viés muito mais marxista, coletivista que o Anonymous.

JÔ E TAS x LAERTE- Outro diferencial dos principais grupos de manifestantes são seus ícones brasileiros. À direita temos Jô Soares, Marcelo Tas, Lobão e outros. À esquerda, o grande destaque é a enorme leveza do (da) cartunista Laerte.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza