Geral

Prevenção da otite em cães e gatos

Publicado em 2020-02-18 16:57:59 Atualizado em 2020-02-18 16:57:59 (207 visualizações)

Frequente em cães e gatos, a otite é uma enfermidade caracterizada pela inflamação das orelhas. “Trata-se de uma doença provocada por diferentes fatores, como dermatopatias, doenças endócrinas e imunomediadas, conformação das orelhas (orelhas pendulares e com pele muito pregueada), excesso de produção de cera, falta de limpeza, dentre outras, favorecendo a infecção por bactérias, fungos e ácaros e provocando intenso incômodo e dor aos animais, o que interfere diretamente na qualidade de vida”, explica Jaime Dias, médico veterinário e coordenador técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol.
 
O tutor deve estar atento aos sintomas. Cães e gatos com otite podem balançam a cabeça com frequência e/ou a mantém inclinada para um dos lados. Há coceira excessiva (prurido), a pele pode ficar avermelhada, apresentam dor quando o animal coça ou ao toque, presença de secreção ou excesso de cera no conduto auditivo, que vem acompanhada de mau cheiro.

A otite tem tratamento, mas o ideal é preveni-la, evitando que o animal sofra seus efeitos. “O mais simples é também o mais importante; o tutor deve manter as orelhas do pet limpas, hidratadas e com o pH equilibrado. Ao manter a higiene do local, as chances dessa doença aparecer, são menores”.
 
Ocorrendo a otite, o tratamento pode incluir limpeza das orelhas, lavagens, medicamentos e em alguns casos, procedimentos cirúrgicos, a depender do diagnóstico do paciente. “Apenas um médico veterinário está apto a realizar este diagnóstico. Portanto, em caso de suspeita, o tutor deve procurar um profissional”, sugere Jaime Dias. 

Solução em limpeza: A Vetoquinol acaba de lançar no Brasil uma solução que auxilia na limpeza das orelhas e prevenção das otites. Trata-se de Sonotix, que promove a limpeza de forma rápida e profunda, reequilibrando o pH, hidratando a pele e, desta forma, contribuindo para a manutenção da saúde das orelhas, auxiliando a prevenção dessa doença. Além de remover o cerúmen de modo rápido, neutraliza o odor, devido à fragrância de limão.

A solução pode ser utilizada na limpeza de rotina para manter a saúde das orelhas ou quando o animal já estiver acometido por otite, pois prepara a pele da orelha para a utilização do tratamento recomendado pelo médico veterinário. “Sonotix também pode ser utilizado após a recuperação do animal, evitando o reaparecimento da otite. Outra recomendação é a utilização após o banho ou após a realização de exercícios em água”, orienta Jaime Dias. “Sonotix limpa em média até 60 orelhas e já está disponível nos pet shops”, finaliza o especialista da Vetoquinol.

 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Geral

Estados Unidos passam dos 100 mil infectados


Coronavírus mata prefeito no Piauí


Alesp já recebeu 84 decretos de calamidade pública


CCR distribui kits de alimentação para caminhoneiros


Governo proíbe temporariamente entrada de estrangeiros no Brasil



© 2009-2020. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza