Geral

Fatep promove Semana da Engenharia Civil

Diversidade do setor para atuação profissional

Publicado em 2018-10-10 14:00:03 Atualizado em 2018-10-10 14:00:03 (67 visualizações)

Com uma programação diversificada, o Curso Superior de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) está realizando uma semana de palestras que ajudarão os alunos no mercado de trabalho. São 16 temas abordados por importantes profissionais de empresas renomadas. O evento, exclusivo aos estudantes, segue até quinta-feira (11), a partir das 19h30, na instituição de ensino.

Iniciada na segunda-feira, a programação continua nesta terça-feira (9) com a palestra “Alvenaria Estrutural com blocos de concreto”, ministrada por Rogério Durante, engenheiro civil na empresa Tatu Pré-Moldados. O tema será abordado às 19h30, no anfiteatro da Fatep.

No mesmo horário, na sala 20, será a vez de Vicente Bueno Verdiani, consultor do departamento de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, falar sobre “Cimento: fabricação, classes e aplicações”.

Mais duas palestras encerram a segunda noite da Semana da Engenharia Civil da Fatep: “Tipos de concreto, conceitos e ensaios”, por Leonardo Moreira de Lima, desenvolvedor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, e “Lajes pré-fabricadas protendidas”, com Rogério Durante, engenheiro civil na empresa Tatu Pré-Moldados.

A terceira noite (quarta-feira, dia 10) contará com Paulo Cesar Paris Bermejo, da Embraplan Engenharia. O gerente de engenharia dará a palestra “O Engenheiro como Gestor de Obras”, às 19h30. Em seguida, às 21h15, o coordenador da Weber Saint Gobain, Carlos Alberto Fevereiro, ministrará “Sistemas inovadores para fachadas - monocapa”.

Também ocorrerão dois minicursos. Na sala 19, das 19h15 às 22h15, os alunos do 8º e 9º semestres assistirão o “Uso do software TQS para cálculo de estrutura”, pela engenheira civil Lidiane Faccio de Faveri, da TQS Informática Ltda.

O minicurso abrangerá o lançamento de elementos estruturais, pilar, vigas e lajes de uma pequena e hipotética edificação, assim como seu processamento, verificações e análises, com o objetivo do conhecimento do software.

Na sala 20, o assunto será “Sistemas de Impermeabilização”, com José Eduardo Granato, engenheiro da Viapol, e Alexandre Montoya Bueloni, engenheiro de campo da Imperpira. A atividade está marcada para o horário das 19h15 às 22h30.

A Semana da Engenharia Civil da Fatep encerra na quinta-feira (11) com as seguintes palestras: “Taipa em busca da sustentabilidade”, pelo arquiteto e urbanista Márcio Vieira Hoffmann, da Taipal Construções em Terra (19h30 - anfiteatro), e “Contrapiso autonivelante”, com Thiago Pignato, diretor da empresa Niveltech, no mesmo horário, na sala 20.

Às 21h15, no anfiteatro, Luiz Célio Pereira de Moraes Filho dará informações com base no tema “Engenheiro como Perito Judicial”. O profissional é advogado da Toplan Topografia e Moraes & Moraes Advogados, agrimensor e técnico em transações imobiliárias; na sala 20, William Alves, pesquisador de Engenharia de Produção, abordará “Acidentes de Trabalho e Aspectos Organizacionais”.

ABERTURA

A Semana da Engenharia Civil da Fatep começou na segunda-feira (8), às 19h30, com a palestra “Panorama do Setor Elétrico Brasileiro e a Energia Solar Fotovoltaica”, ministrada por Maurício Angeli Maranhão de Carvalho, engenheiro eletricista e sócio fundador da empresa ProEnergy Engenharia. A abertura foi prestigiada por mais de 120 alunos.

No mesmo horário, na sala 20, Celise de Oliveira Romanini, chefe de divisão de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente (Sedema), da Prefeitura Municipal, falou do “Plano de Resíduos do Município de Piracicaba - PMGIRS Piracicaba”.

Os outros dois tópicos da noite foram: “Patologias e Acidentes Estruturais”, pelo professor doutor em engenharia civil Luiz Carlos de Almeida (Unicamp), e “CREA e você profissional”, com Carlos Consolmagno, gerente regional CREA-SP.

Para o professor Marcos Antonio de Lima, diretor-mantenedor da Fatep, realizar a Semana da Engenharia Civil reforça o ideal da faculdade em trazer a realidade do setor para dentro da sala de aula. “Nossa maior preocupação é formar os estudantes para o mercado de trabalho e cumprir esta missão com profissionais atualizados mostra que estamos no caminho certo. Com certeza, nosso curso superior se destaca em Piracicaba e região pelo acesso à matriz curricular, aos laboratórios, atividades extraclasses e um corpo docente qualificado”, conclui. 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Geral

Eleições x Empreendedorismo


Luciano Huck detona Bolsonaro


Terça chegou com o horóscopo do dia


Semana do Empreendedor 2018 inova com conteúdo digital


Brasil tem mais de 2,5 milhões de professores



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza