Gastronomia

Cerveja artesanal cai no gosto do brasileiro

Pesquisa mostra crescimento de 37,7% no número de cervejarias

Publicado em 2018-10-09 17:00:02 Atualizado em 2018-10-09 17:00:02 (189 visualizações)

O segmento de cerveja artesanal vem crescendo no Brasil e ganhando cada vez mais adeptos. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)* apontam um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no país em 2017. Ainda de acordo com o levantamento, no ano passado, foram lançados 8,9 mil produtos diferentes, uma média de 13 para cada fabricante.
Para Fabrício Diniz Pinto, coordenador da área de gastronomia do Senac Americana, esse avanço tem incentivado a curiosidade do paladar brasileiro e motivado os consumidores a beberem com mais qualidade, porém, em menor quantidade. “Atualmente, os fãs de cerveja querem experimentar novas texturas de sabores e conhecer o que estão degustando. Elas se interessam pela marca e pelo tipo de produção, o que fomenta até os cursos cervejeiros”, comenta.
Segundo ele, o novo comportamento impactou positivamente o mercado da cerveja artesanal, que ganhou consumidores e conquistou seu espaço entre as marcas famosas da bebida. Dessa forma, o crescimento dos pequenos fabricantes vem impulsionando também as grandes distribuidoras e fabricantes da bebida, que precisam atualizar seus produtos. “Todo o mercado está em movimento, o que favorece também os proprietários de bares e restaurantes que investem em profissionais qualificados, que conhecem a área.”

Formação na área
Atento às necessidades do setor, o Senac Americana oferece o curso Básico em Cervejas, com início em 20 de outubro. De curta duração, a qualificação aborda a história da cerveja, suas matérias-primas, etapas de fabricação, tipos de fermentação, características de cada uma delas e, como diferencial, ensina os alunos a degustarem a bebida, com uma análise sensorial de inúmeros produtos.
“Existem muitas curiosidades e lendas que cercam a história da cerveja e são essas características que dão suporte à alta apreciação da bebida. Durante a capacitação, levamos todas essas informações para os alunos, que podem tornar-se futuros especialistas na área”, diz Fabrício.
Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/americana. No endereço também é possível confirmar a inscrição no curso.

*Fonte: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/a-cerveja-no-brasil 


Serviço:
Básico em Cervejas
Data: de 20 de outubro a 1º de dezembro de 2018
Horário: sábado, das 13 às 17 horas

Senac Americana
Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800, Vila Gallo – Americana/SP 
Inscrições: www.sp.senac.br/americana 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Gastronomia

Dia Internacional da Maçã com receitas inesquecíveis


Jangada renova menu de sobremesas


La Palette, Matisse e Simetria no Restaurant Week


Way Beer lança ação especial 'Outubro Rosa'


Coca lança versão 'Café Expresso' e foca brasileiro



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza