Esporte

Mercado de jogos de tabuleiro cresce no Brasil

Faturou R$ 567 milhões em 2017

Publicado em 2019-03-12 22:22:50 Atualizado em 2019-03-12 22:22:50 (241 visualizações)

Em plena era digital, um mercado tradicional vem ganhando força no Brasil: o de jogos de tabuleiro. Antes alimentado pelos amados Detetive e Banco Imobiliário, agora existem uma enxurrada de jogos divertidos e, muitos deles, inspirados em séries televisivas e games famosos. Segundo o site Boardgame Geek, só em 2018 foram lançados mais de 5 mil jogos originais em todo mundo, sendo que mais de 300 deles em versões brasileiras. Na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, a arrecadação para criação de novos jogos foi de mais de US$ 27 milhões - valor que ultrapassou a arrecadação em prol das campanhas dos criadores de videogames, que foi de US$ 15,8 milhões.

No Brasil, a prática está cada vez mais presente nos encontros entre amigos, bares, canais de Youtube e até em grandes eventos. O engenheiro de produção Gustavo Moser, 25 - community & events na Knowledge21 -, conta que ama jogar board game e seus jogos preferidos são os party games - que por aqui custam, em média, R$ 200. “Para fugir dos preços altos e também adquirir jogos que ainda nem chegaram no Brasil eu costumo pedir encomendas aos amigos que vão viajar para o exterior e também uso o compartilhamento de bagagens”, explica.
 
Gustavo encomendou por meio do aplicativo Grabr - plataforma de compartilhamento de bagagens que conecta compradores a viajantes - o Sheriff of Nottingham: Merry Men - board game que possui cinco módulos que podem ser adicionados ao jogo base e ainda tem a opção de incluir um sexto jogador.
 
Moser conta que além da economia de preço e da segurança ao receber os produtos, ele ainda virou amigo do viajante. “A minha experiência com o compartilhamento de bagagens foi muito boa, porque recebi meu jogo de tabuleiro rapidamente, com preço acessível e também fiz amizade com o viajante, que até participou de um evento que eu promovi no trabalho. Mantemos contato até hoje”, ele lembra.

O jogo comprado pelo Grabr ficou por R$ 94 já com as taxas - recompensa paga ao viajante  e porcentagem da plataforma. 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Esporte

Copa Terceirão volta em maio


Pé de Chumbo. Théo Trevisani vence na abertura


Brasil quer sediar Copa do Mundo de futebol feminino em 2023


Gata do Flamengo planeja ensaio nu em estádio


Festival de gols em Nova Odessa



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza