Diversão e Arte

Ascensão e queda de um mito

Por Oscar D'Ambrosio

Publicado em 2019-08-12 10:08:48 Atualizado em 2019-08-12 10:08:48 (107 visualizações)

A trajetória do cantor Wilson Simonal (1938-2000) é um desafio artístico e humano. A primeira questão que o envolve é a da busca do entendimento da origem e da expressão de um talento tão maiúsculo. De onde proveio aquele swing e aquela bossa tão descomunal e inigualável? Impossível explicar, mas maravilhoso de contemplar.

A segunda está na difícil compreensão da derrocada da carreira de um ser tão fora da curva. Ao se envolver no sequestro e tortura de seu contador, a quem atribuiu a sua ruina financeira, envolveu-se com o DOPS e seus funcionários, em uma confusa história que terminou por rotulá-lo como dedo-duro da classe artística na ditadura militar.

O filme "Simonal", de Leonardo Domingues, recém-lançado, trata de toda essa complexidade. Obriga, acima de tudo, a pensar sobre como um dos maiores talentos musicais do país, com carrões e casa de luxo, mergulhou em um ostracismo do qual não conseguiu se reerguer em vida. O documentário "Simonal - Ninguém Sabe O Duro Que Dei" e o presente filme são passos nessa direção.

O presente filme, por exemplo, não enfoca os anos finais de ostracismo, em que perdeu parte de sua voz ímpar devido ao uso inadequado sob o efeito do uísque. Sem conseguir mais sucessos ou críticas positivas da imprensa, que passou a marginalizá-lo após as acusações de delação, infelizmente tornou-se uma sombra de si mesmo.  Por tudo isso, veja o filme e ouça um talento inesquecível!

Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Diversão e Arte

Americana tem nova aposta do pop brega


Mac Americana abre inscrições pra 'Da ideia ao roteiro'


Musa do Inter lista qualidades do bom homem solteiro


Inscrições abertas para 3ª edição do Circuito Hip Hop 2019


Miss Teen Sumaré ganha moção de congratulação



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza