Diversão e Arte

Cinebiblioteca apresenta o filme "As Sufragistas"

A entrada é franca

Publicado em 2019-03-13 08:38:57 Atualizado em 2019-03-13 08:38:57 (44 visualizações)

Celebrando o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Biblioteca Municipal “Jandira Basseto Pântano”, irá apresentar filmes relacionados ao tema durante o mês e, nesta quarta-feira (13), na primeira sessão, às 14 horas, será exibido o longa “As Sufragistas”. A entrada é franca.

Desde a primeira cena, este drama diz a que veio: enquanto personagens masculinos bradam contra o direito de voto das mulheres, uma personagem feminina joga uma pedra contra uma vitrine, gritando pelo direito de votar. Homens contra mulheres - voto contra não voto – está armado o contexto histórico e político que interessa à diretora Sarah Gavron e à roteirista Abi Morgan.

“As Sufragistas” adota um ponto de partida interessante ao escolher como protagonista Maud Watts (Carey Mulligan), uma mulher sem formação política. Esta lavadeira, acostumada à opressão masculina, nunca questionou o sistema, mas aos poucos descobre seus direitos como cidadã. É mais fácil ao público médio, a quem o filme se dirige, identificar-se com esta personagem comum do que torcer por uma militante radical. O roteiro acompanha o despertar político de Maud rumo à libertação das regras sociais do início do século XX.

Outro acerto encontra-se no uso da restrição ao voto como símbolo de opressão. Ao invés de se prender ao direito de votar em si, a prática eleitoral é utilizada como metáfora da desigualdade entre os sexos. O verdadeiro tema do filme é a luta pela igualdade, pela defesa das minorias e pela eliminação dos dogmas machistas impostos pelo cristianismo. Fala-se pouco sobre o voto em si: o verdadeiro gesto político do roteiro é colocar o dedo em feridas morais.

A Biblioteca de Americana fica localizada na Praça Comendador Müller, nº 172, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3461-9157.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Diversão e Arte

Miley Cyrus tira tudo no deserto


Miss Bumbum México quer mexer pra levar o mundial


Festival St Patricks acontece amanhã em Nova Odessa


Nova Biblioteca tem lançamento de "Mamão de Bruxa"


Barbie Humana gringa quer ser Miss Bumbum



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza