Diversão e Arte

Carnaval do Rio terá a primeira mulher como mestre de bateria

Thais Rodrigues comandará a bateria da Feitiço do Rio

Publicado em 2019-01-11 14:25:37 Atualizado em 2019-01-11 14:25:37 (170 visualizações)

Ela mede 1,62m e pesa 50kg, mas vira uma gigante quando está à frente dos cem ritmistas da escola de samba Feitiço do Rio. Thaís Rodrigues, de 30 anos, será pioneira numa função historicamente delegada aos homens: a de mestre de bateria. Thaís será empossada neste domingo como mestre da Bateria Feiticeira. A escola, que disputará a Série E do carnaval, vai desfilar no dia 9 de março, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte.

Thaís passou a frequentar os ensaios da Acadêmicos da Rocinha em 2003. Levada por um tio a um evento da escola de São Conrado, ela pegou um chocalho e acompanhou os ritmistas. O mestre de bateria gostou de sua desenvoltura. Naquele mesmo ano, ela já cruzou a Avenida pela primeira vez tocando um instrumento e nunca mais parou.

Atualmente, a jovem é diretora de surdo na bateria da Rocinha, que disputa a Série A, e toca o surdo de terceira na Unidos da Tijuca, do Grupo Especial. As duas escolas desfilam na Sapucaí. E a mestre de bateria da Feitiço do Rio garante que viver num universo onde os homens são maioria não é problema, porque ela sempre foi respeitada. A aparência de Thaís engana. Apesar da silhueta fina, ela está acostumada a carregar instrumentos que pesam até 18kg.

Embora não seja comum encontrar mulheres no posto de mestre de bateria, elas aparecem aos montes entre os ritmistas e em cargos de diretoria. Uma das ritmistas mais antigas do carnaval carioca, Neide Tamborim, de 56 anos, desde a década de 1970 toca o instrumento que virou seu sobrenome na Beija-Flor e ficou feliz ao saber que o Rio ganhará uma mestre de bateria.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Diversão e Arte

Musa do Bahia vem que vem pro carnaval


Bicicletas Forever


Kaizen lança nova carta de drinks


Morre Marcelo Yuka, ex Rappa, aos 53


De modelo a cantor, com muito estilo



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza