Cidades

Nova Odessa vai comprar 20 novos respiradores mecânicos

Publicado em 2020-03-26 07:00:02 Atualizado em 2020-03-26 07:00:02 (333 visualizações)

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira (25) mais uma importante medida para fazer frente à pandemia de coronavírus no município: a compra de 20 novos respiradores para o Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. Os equipamentos são essenciais para a sobrevivência e recuperação de pacientes graves da Covid-19. Atualmente, o município conta com oito respiradores, sendo que quatro são alugados e chegaram à principal unidade de saúde da cidade assim que a pandemia foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

O anúncio da compra dos 20 novos respiradores foi feito pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, em live transmitida na página da Prefeitura de Nova Odessa nesta quarta-feira. A pasta está finalizando o processo de compra e os equipamentos devem ser entregues em até 30 dias. O menor preço encontrado pela Administração juntos aos fornecedores dos respiradores foi R$ 28 mil. 

O recurso para a compra virá da realocação de R$ 600 mil do Fundo Municipal de Habitação. O projeto de lei que autoriza a sua utilização já foi encaminhado à Câmara depois de reunião entre o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o presidente do Legislativo, Vagner Barilon, e os vereadores vão se reunir na sexta-feira (27), em sessão extraordinária, para votação. "A gravidade do momento que vivemos exige a adoção de medidas por parte da Prefeitura. O reforço da capacidade de respiradores em nosso hospital é, sem dúvida, uma medida prudente para o enfrentamento desta pandemia", disse Vanderlei Cocato. "Por isso quero mais uma vez agradecer a todos os vereadores, em nome do presidente Vagner Barilon, que entenderam a necessidade de utilizarmos esse recurso do Fundo Municipal de Habitação. Lembrando que, neste caso específico, a compra só pode ser feita para equipamentos permanentes", explicou o secretário.

OUTRAS MEDIDAS. Cocato também anunciou que a Prefeitura vai convocar, já nos próximos dias, mais 10 técnicos em enfermagem e 2 enfermeiros, todos aprovados em concurso público para cargos temporários, para reforçar as equipes do Hospital Municipal. Na segunda-feira (23), 17 novos profissionais começaram a trabalhar na Saúde: seis motoristas de ambulância; três fisioterapeutas; dois técnicos em enfermagem; duas auxiliares de farmácia; uma auxiliar de dentista; um agente comunitário de saúde; um enfermeiro e uma assistente social.

"Quero agradecer o prefeito Bill, que está muito preocupado com o avanço desta pandemia em todo o Brasil e não tem medido esforços para disponibilizar à Secretaria de Saúde toda a estrutura necessária para o atendimento dos nossos usuários da rede pública de saúde. É um reforço importantíssimo, que chega em ótima hora e tenho certeza que esses profissionais chegam com o mesmo espírito daqueles que estão conosco já: fazer o melhor possível pela nossa população", disse Cocato.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Bibliotecas de Sumaré adiam prazo para devolução de livros


BRK suspende corte de água por 60 dias em Sumaré


Americana adianta desinfecção no Hospital Municipal


Dupla leva bike e um roda pra polícia


NO: Vacinação contra gripe continua segunda-feira com 'drive thru'



© 2009-2020. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza