Cidades

14 macacos morrem após ataque de abelhas no Zoo

Nesta quinta em Americana

Publicado em 2019-12-06 13:12:43 Atualizado em 2019-12-06 13:13:10 (1921 visualizações)

O Parque Ecológico Municipal "Cid Almeida Franco" lamenta profundamente e comunica a ocorrência de um acidente nesta quinta-feira (5), quando um enxame de abelhas “oropa” invadiu o recinto onde se encontravam alojados os macacos prego do peito amarelo, causando a morte de 14 animais desta espécie.

De acordo com o diretor do Parque Ecológico, João Carlos Tancredi, que é também engenheiro agrônomo, esta época do ano é mais propícia para a ocorrência de um fenômeno denominado enxameamento, nome que se dá à migração de parte de uma colmeia. “A ocorrência deste fenômeno é relativamente comum e pode causar sérios transtornos. Quando o enxame está muito grande e acontece a produção de uma nova rainha, ocorre o enxameamento e as abelhas tornam-se muito agressivas”, explicou.

Imediatamente após a constatação do ataque, os tratadores e técnicos do Parque Ecológico providenciaram a remoção dos animais, que foram prontamente atendidos na tentativa de recuperação dos que não haviam morrido de imediato. Apesar de todo o empenho da equipe, momentos depois, todos os 14 animais vieram a óbito.

“Nos acidentes provocados por ataque múltiplo de abelhas (enxames), desenvolve-se um quadro tóxico generalizado denominado de síndrome de envenenamento por causa da quantidade de veneno inoculada, levando o indivíduo à morte”, informou Tancredi. Por se tratar de uma área de mata, a presença de colmeias é comum.

A equipe do Parque Ecológico ressalta que um acidente similar ocorreu há cerca de 15 anos, envolvendo o óbito de várias aves no local.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Pacientes da rede municipal de Saúde devem atualizar cadastro


Ecoponto em Santa Bárbara pega fogo


Nova Odessa plantou 1785 novas árvores em 2019


Projeto Guri de S.Bárbara abre inscrições neste mês


SM: Pref. ainda atende famílias atingidas por alagamentos



© 2009-2020. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza