Cidades

Gama encerra TAF 2019

Testes foram aplicados nos patrulheiros do administrativo e superiores hierárquicos

Publicado em 2019-12-03 18:19:14 Atualizado em 2019-12-03 18:19:14 (213 visualizações)

A Guarda Municipal de Americana encerrou, nesta terça-feira (3/12), o Teste de Aptidão Física (TAF) de 2019, que teve início em novembro. Hoje, os testes foram aplicados nos patrulheiros que exercem trabalhos administrativos e nos superiores hierárquicos. Até 2017, a atividade era realizada apenas durante o processo de admissão do trabalhador, mas a partir de 2018 passou a ser anual. Este ano, foi supervisionada pelo conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Marcio Rogério da Silva, e avaliada por Evandro Murer, coordenador da Faculdade de Educação Física e delegado do Conselho Regional de Educação Física; o professor Felipe de Ornelas, coordenação dos Avaliadores Acadêmicos; e professores do curso de Educação Física da Faculdade Americana. Integrantes da Guarda Municipal também estiveram à frente dos trabalhos. A coordenação ficou por conta do responsável pela Academia da Guarda Municipal, Hariel Mikolay; a avaliação institucional foi realizada pelo GCM Lair, credenciado junto ao CREF; e a equipe de apoio e logística foi composta pelos fisioterapeutas GCMs Alexandre e Arcanjo; e pelos instrutores GCMF Suellen, GCM Dorcílio e GCM Machado.

"Este ano, tivemos uma adesão muito boa por parte dos guardas municipais. Sem contar que a participação dos profissionais da FAM conferiu um nível de profissionalismo e rigor técnico excepcional.  Os dados coletados em 2018 e 2019 ficarão registrados nos prontuários dos patrulheiros para efeito de comparação da evolução de cada um, bem como para servir de base para a elaboração dos treinamentos do ano que vem", avaliou Mikolay.

O TAF tem a finalidade de avaliar a aptidão física do guarda por meio de exercícios aeróbios e anaeróbios para aferir a resistência cardiorrespiratória e mensurar o grau de força dos grupos musculares superiores e inferiores. O objetivo é identificar as capacidades físicas de cada indivíduo, visando o planejamento do treinamento funcional dos agentes, a fim de melhorar o bem estar e evitar lesões na execução das atividades laborais.

Os testes foram realizados no Centro Cívico em horários que pudessem atender os guardas de todos os turnos e abrangeram as seguintes avaliações: preenchimento de questionário (anamnese); medida antropométrica; aquecimento; mensuração de variáveis fisiológicas de repouso, após o aquecimento e depois da aplicação das atividades; teste de capacidade neuromuscular de membros inferiores, superiores e abdominal; e avaliação cardiopulmonar por meio de teste de 12 minutos.

"Os testes que aferem as condições físicas dos patrulheiros são de suma importância numa atividade que exige, muitas vezes, agilidade do agente de segurança. Além de melhorar a saúde de nossos colaboradores, a prática da atividade física torna os guardas mais aptos no desenvolvimento de suas funções", avaliou o comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Sebrae Aqui Sumaré fecha ano com 2.275 atendimentos


DAE de S. Bárbara promove a 25ª Sipat


S.Bárbara tem ação contra o Aedes aegypti neste sábado


Ameriprev muda de endereço e vai pra São Jerônimo


Omar recebe maquete do reservatório do Jd. Brasil



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza