Cidades

Zoo reabre recinto da ariranha com Jhonny de volta

Espaço estava fechado há seis anos

Publicado em 2019-10-09 18:54:27 Atualizado em 2019-10-09 19:36:59 (260 visualizações)

Após seis anos fechado, o recinto da ariranha do Parque Ecológico Municipal "Cid Almeida Franco" foi reativado nesta quarta-feira (9), com a volta do Jhonny, animal que estava hospedado desde 2013, no Parque Ecológico de Sorocaba. A reforma do recinto faz parte da série de melhorias e manutenções que a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) vem fazendo no Parque com a renda obtida na bilheteria da entrada.

Para receber a ariranha macho, foi feito o desassoreamento do lago, reforma em todos os muros de contenção, instalações de placas de vidro de proteção, reforma no cambeamento, construção de abrigo, pintura e jardinagem. O recinto tem 830 metros e as obras começaram há nove meses.
A ariranha Jhonny tem 17 anos, pesa 22 quilos, e come diariamente de três a quatro quilos de peixe. O animal veio de Brasília em 2004 e foi levado para o Parque Ecológico de Sorocaba em 2013, quando o recinto de Americana teve que ser interditado.

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, enalteceu a volta da ariranha e falou sobre os projetos futuros do Parque. "Trabalhamos muito para a volta dele e nosso objetivo é trazer também uma fêmea, para fazermos a procriação. A ariranha é considerada um animal em extinção e um dos propósitos do Parque é trabalhar na preservação das espécies."

"Estamos todos muito contentes com a volta do Jhonny, pois o público pedia muito a presença dele. É um animal que atrai a atenção de todos, principalmente das crianças. Quanto a reforma, foi mais uma etapa concluída, mais uma área melhorada e as pessoas terão acesso novamente à todos os pontos do Parque", disse o funcionário do Parque, João Carlos Tancredi.  

Melhorias no Parque Ecológico
Além da reforma nos recintos dos animais, a Sectur concluiu em agosto a pavimentação da praça de alimentação, a construção de um palco para apresentações, instalados bancos, mesas e os quiosques de alimentação também foram revitalizados pelos permissionários. No playground foram instalados novos brinquedos e as crianças podem brincar no tanque de areia com duas gangorras e duas casinhas de madeira, conhecidas popularmente como casinhas do Tarzan, que contêm escorregadores, escadas e espaços para escaladas. Atualmente, estão sendo construídos sanitários próximos à praça de alimentação e no playground.

Horário de funcionamento
O Parque Ecológico de Americana é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h, mas a entrada poderá ser feita apenas até as 16h, quando termina a venda de ingressos. O Parque fica à Avenida Brasil, 2525, no Jardim Ipiranga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3406-2075.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Mutirão de limpeza recolhe 12.200 quilos na região do Zanaga


Sectur divulga programação da Revirada Cultural 2019


Vereador sugere guarda-corpo às margens do Rib. dos Toledos


SB recebe mais duas corridas de rua em dezembro


CAPACETE. Motociclista filma atropelamento na SP



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza