Cidades

Mais de 68% das escolas municipais de S.Bárbara têm horta

19 unidades estão com o projeto em implantação

Publicado em 2019-08-22 15:00:03 Atualizado em 2019-08-22 15:00:03 (239 visualizações)

Mãos na terra para semear e colher alimentação saudável e conhecimento. O Projeto Horta na Escola de Santa Bárbara d'Oeste envolve mais de 68% das escolas municipais. São 36 unidades escolares que têm horta orgânica, horto de plantas medicinais e/ou sistema de compostagem. Elas são utilizadas como importante ferramenta de aprendizagem que transforma hábitos e gera saúde e sustentabilidade.

Dentre as escolas que participam do projeto, 22 têm horta orgânica, 26 têm horto de plantas medicinais e nove produzem o próprio adubo orgânico, por meio de composteiras. Além disso, 19 unidades estão com o projeto em implantação.

"É um trabalho de várias mãos e além dos muros da escola. A comunidade têm participado ativamente e de maneira voluntária. É isso que a Administração do prefeito Denis Andia acredita, na educação como grande transformadora da sociedade", disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.
 
Na Emefei "Profª Purificacion S. Fonseca" - Dª. Pura, no Jardim Monte Líbano, a horta tornou-se objeto de pesquisa científica para os alunos do Jardim I até o 5º ano do Ensino Fundamental. Cada ano é responsável pelo estudo de um tipo de cultivo. Na unidade, além de plantas medicinais e temperos, há também as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Os trabalhos serão apresentados ao público na Mostra de Projetos, no final do semestre.

Para a manutenção das hortas, a escola conta com o apoio fundamental de Edna Nardi Mendes Camilo, uma voluntária que atua na unidade auxiliando no trabalho. Tudo que é colhido, além de estudado, é consumido. A merenda fica rica de nutrientes e os alunos, com a ajuda das nutricionistas da Rede Municipal de Ensino, aprendem sobre alimentação saudável. Os mais de 370 alunos não só modificaram seus hábitos, como os levam para casa, envolvendo suas famílias. Todos ganham em saúde e sustentabilidade.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Novos loteamentos estão proibidos em Nova Odessa


Roubou picapona mas rodou com vidro quebrado


CPFL é alvo de furto em Americana


Motociclista perde o controle na SP-304


De 56, tentou estuprar adolescente de 13 e foi preso



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza