Cidades

Câmara Jovem inicia visitas às escolas de Americana

Alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Publicado em 2019-04-24 21:00:06 Atualizado em 2019-04-24 21:00:06 (343 visualizações)

A Câmara Municipal de Americana deu início nesta terça-feira (24) à etapa de visitação das escolas participantes da edição 2019 do “Câmara Jovem”. A equipe responsável pelo projeto visitou a Escola Estadual Maria José Mattos Gobbo, na Vila Amorim, e conversou com os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Nesta etapa do projeto, os alunos são apresentados aos conceitos teóricos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e aprendem o funcionamento da Câmara Municipal e qual o papel do vereador, suas funções e obrigações. Eles são convidados também a observarem as necessidades da comunidade onde vivem e discutirem entre si os problemas da cidade, despertando o senso crítico e a cidadania.

Após trabalharem em sala de aula com a orientação dos professores, os alunos concluem a participação no projeto elegendo vereadores mirins e participando de uma sessão simulada no plenário da Câmara, onde irão debater proposituras (projetos, moções, indicações e requerimentos) apresentadas por eles próprios.

O projeto Câmara Jovem se estenderá por todo o ano de 2019, realizando visitas nas escolas municipais, estaduais e particulares que aderirem ao projeto e sessões simuladas no plenário. As proposituras apresentadas pelos vereadores mirins são ainda encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal, que avalia e transforma o trabalho dos alunos em documentos oficiais da Casa.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Prefeitura instala 25 novos bancos no Terminal Urbano


Americana terá simulação de emergência da barragem


De 14, fez arruaça no Vida Nova com tráfico


Dois adolescentes pegos com drogas e réplica de arma


S. Vicente tem ponto de coleta para lâmpadas fluorescentes



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza