Cidades

Sábado tem 'Dia D do Julho Verde' na Praça

Prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Publicado em 2018-07-11 14:00:02 Atualizado em 2018-07-11 14:00:02 (189 visualizações)

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste promoverá, neste sábado (14), o Dia D do movimento Julho Verde. A ação acontece na Praça Coronel Luiz Alves (Central) com diversas atividades e orientações alusivas à prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. As atividades gratuitas e voltadas à população barbarense terão início às 8 horas.

Durante o evento no sábado serão realizados diversos atendimentos e orientações por meio do Programa Saúde sem Tabaco, Núcleo AD (Álcool e Drogas), AA (Alcoólicos Anônimos), Saúde Bucal, Setor de Nutrição, Rede Feminina de Combate ao Câncer e AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas).

O Julho Verde vem sendo realizado, desde o início do mês, com o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

As ações do Julho Verde são monitoradas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Atenção Especializada. Nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, além dos encaminhamentos aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença, são realizadas Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos sobre o tema.

O público-alvo da campanha são pessoas a partir de 20 anos de idade que apresentem os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal; nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias; rouquidão persistente há mais de 21 dias.

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que há mais de 50 vem anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de sensibilização e informação no combate a este tipo de câncer.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Festival Gastronômico será em frente ao Parque Araçariguama


Pref. promove '2º Festival do Projeto do Bem'


Zera Fila da Saúde abre mais cinco UBSs neste sábado


SM inicia Operação Verão 2018/2019


Foi na Caixa, sacou R$ 2,1 mil e foi roubada



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza